Aniam

Notícias

Vendas e lucro da Taurus avançam até junho

Publicado em: 10/08/2022

A Taurus anunciou que obteve receita líquida de R$ 1,3 bilhão no primeiro semestre, valor 8,3% maior do que em igual período do ano passado. O lucro fechou em quase R$ 300 milhões, salto de 13,5% em relação ao igual intervalo de 2021 (veja todos os principais indicadores na tabela ao final desta reportagem).

Segundo a companhia, as condições do mercado norte-americano de armas, maior mercado mundial, mudaram um pouco nos últimos meses. Depois de atingir níveis de demanda jamais vistos em 2020, houve certa desaceleração na intenção de compra. Mesmo assim, o NICS (National Instant Criminal Background System), índice que indica o número de pessoas que têm a intenção de comprar uma arma nos Estados Unidos, se mantém acima da média histórica. Considerando o período de janeiro a junho, o Adjusted NICS atingiu 8,1 milhões de consultas em 2022, número 35% superior à média registrada no mesmo período dos anos de 2000 a 2021.

As vendas da Taurus nos Estados Unidos acompanharam esse movimento de recuo do mercado norte-americano, mas em proporção inferior à observada no NICS, ao comparar a evolução entre o primeiro semestre de 2021 e 2022. Ao mesmo tempo, a demanda local continua forte, com destaque para o aumento do interesse do consumidor por produtos de maior valor agregado, movimento que vem se verificando desde a flexibilização da legislação brasileira relativa à aquisição de armas. A companhia ampliou as vendas no mercado brasileiro, priorizando o atendimento a essa demanda.

Considerando ainda o repasse da inflação, com o aumento de preços adotado em agosto de 2021, a receita com a venda de armas no Brasil apresentou crescimento de 47,4%, quando comparado o primeiro semestre de 2022 ao mesmo período do ano passado. Com isso, aumentou também a participação da receita das vendas locais no total da receita com armas, que foi de 21,3% no primeiro semestre de 2021 para 28,6% no primeiro semestre de 2022.

Grafeno
A Taurus, em parceria do CITE com a Nione – unidade das empresas Randon e Fras-le –, está desenvolvendo projeto para a aplicação de nano partículas de nióbio em ligas de metais. Em julho, foi realizada uma reunião entre o CITE da Taurus e a equipe de inovação da Nione para o início desse projeto que, junto com o grafeno, completará novo ciclo tecnológico de materiais inéditos utilizados na fabricação dos armamentos da Taurus. A empresa também está negociando um contrato de nacionalização da tecnologia de aplicação de DLC (Diamond Like Carbon), que envolve a implantação de uma moderna fábrica no condomínio de fornecedores, localizado na unidade de São Leopoldo (RS). Essa tecnologia, que hoje já é utilizada no cano da pistola GX4 na fábrica americana, estará disponível para a Taurus no Brasil.

Fonte: Amanhã-RS - WEB