Aniam

Notícias

Taurus se consolida como empresa estratégica de defesa ESG no mercado

Publicado em: 25/04/2023

Taurus está preparada para o futuro

A divulgação do relatório ESG celebra uma nova etapa na história da companhia

A Taurus, Empresa Estratégia de Defesa, divulgará o seu primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade, em que comunica seus esforços e conquistas em relação à gestão social, ambiental e de governança, ou seja, na consolidação de ações quanto à pauta ESG (sigla de environmental, social and governance).

O relatório ESG celebra uma nova etapa na história da companhia, em que a Taurus se consolida como uma empresa estratégica de defesa ESG no mercado. O documento será apresentando em evento que ocorre no dia 2 de maio, entretanto, o CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, antecipa alguns pontos importantes, como os pilares elencados pela companhia para consolidar os temas ESG: desenvolvimento de pessoas, investimento em tecnologia e inovação e engajamento em um ambiente colaborativo.

A Taurus incrementou ações relativas à pauta ESG em seus projetos, processos e decisões estratégicas depois de realizado o levantamento de seu posicionamento em termos ESG pela assessoria técnica da Ernst & Young (E&Y), no ano passado. De acordo a avaliação, a Taurus já vinha adotando uma postura ESG em diversas ações, como as realizadas durante a pandemia da Covid-19, em que passou a produzir as face-shields (escudo facial para proteger contra o contágio pelo coronavírus), em parceria com o Exército Brasileiro, e realizou a distribuição para todo o Brasil. A empresa também foi responsável por duplicar a capacidade de UTIs na cidade de São Leopoldo com respiradores e bombas de infusão.

Para agregar o processo ESG em novas ações e na gestão como um todo, a Taurus criou um setor específico para implantar a cultura ESG, formou uma equipe de trabalho multidisciplinar para atuar no mapeamento de oportunidade e melhorias ESG, bem como criou o Comitê ESG, constituído pela a alta direção da empresa. “Não temos interesse em simplesmente emitir um relatório de sustentabilidade, mas sim de tratar o assunto formalmente na empresa, incorporando esse conceito na cultura na Taurus”, destaca Salesio Nuhs.

A empresa conta com dois protocolos globais utilizados para mensurar as práticas ESG, o Global Reporting Initiative (GRI) e o Conselho de Padrões Contábeis de Sustentabilidade (SASB). Estes protocolos auxiliam na emissão de relatórios padronizados que facilitam a análise e o acompanhamento dos indicadores ESG nas demonstrações financeiras.

A segurança nacional, a segurança pública e a segurança das pessoas são temas relacionados à estabilidade e sustentabilidade social, por meio da defesa da liberdade, dos direitos humanos e da ética. Portanto, a indústria de defesa tem papel essencial, tanto em relação à segurança, como na economia e no desenvolvimento de novas tecnologias, temas extremamente relevantes quando se trata dos pilares ESG.

Pilares ESG da Taurus

No primeiro pilar, destaca-se o projeto Taurus do Bem, que visa promover a inclusão de pessoas com deficiência intelectual no ambiente de trabalho, possibilitando o seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio de capacitações técnicas. A primeira turma se formou em dezembro de 2022, com 11 alunos, e três deles foram contratados pela empresa como aprendizes.

A Taurus também busca o desenvolvimento profissional dos colaboradores e sua qualificação acadêmica, através do Projeto Trilhar e do Programa Educacional de Excelência em Pesquisa e Inovação (PROET), respectivamente. O Jovem Aprendiz tem o objetivo de incluir adolescentes no mercado de trabalho; e o programa de Desenvolvimento da Liderança tem a finalidade de capacitar líderes alinhados às expectativas estratégicas da Taurus.

O pilar de tecnologia e inovação garante importantes estudos em projetos de inovação em materiais, no qual se destaca a utilização de grafeno nos produtos, considerado uma tecnologia revolucionária no mercado. A iniciativa colocou a Taurus em destaque na indústria mundial e evidenciou o Brasil como pioneiro nesta inovação.

Outros projetos também se destacam na tecnologia e inovação, como o estudo para a utilização do Diamond Like Carbon (DLC) para acabamento de diversos componentes, que, além de aumentar a resistência, emprega uma tecnologia mais limpa e gera pouco volume de resíduos sólidos de baixo impacto, o que facilita a sua destinação e reciclagem. A Taurus também promove pesquisa com componentes fabricados com novos polímeros estruturais de última geração, contando com tecnologia de fibras de vidro extralongos; e estudos para a adição de nióbio a aços de baixo carbono.

Estes são alguns dos projetos fomentados pelo Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil Estados Unidos (CITE) da Taurus, que conta com mais de 200 engenheiros voltados à pesquisa e ao desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e processos, que reduzem emissões de gases poluentes, o consumo de energia elétrica, água, entre outros.

Em relação à sustentabilidade e mitigação dos impactos ambientais, a Taurus ainda realiza o mapeamento de gases de efeito estufa; tratamento de efluentes; aplica a logística reversa da maioria de suas embalagens de produtos químicos; monitora e faz a gestão de resíduos para melhor aproveitamento e destinação, tanto para reuso interno, quanto para a reciclagem, coprocessamento, rerrefino e compostagem, o que representa 94,76% de desvio de aterros na destinação de seus resíduos.

No pilar de engajamento em um ambiente colaborativo, a Taurus busca firmar parcerias com empresas e instituições de ensino, a fim de promover pesquisa, inovação e o desenvolvimento dos colaboradores. A Taurus possui um projeto de linha de produção totalmente automatizada em parceria com a Auttom (uma das empresas do Grupo Randon) para o desenvolvimento de uma célula robotizada para a usinagem do ferrolho. Direcionada aos conceitos da Indústria 4.0, o projeto permite controle de qualidade, rastreabilidade, produtividade e de diversas outras variáveis do processo.

Entre as parcerias com universidades, destaca-se o convênio com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) para realizar pesquisa e desenvolvimento com grafeno, através da UCSGRAPHENE, primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina instalada por uma universidade e que faz parte do TecnoUCS – Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação. A estrutura – junto aos demais laboratórios de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico de toda a universidade, assim como atuação do centro de tecnologia e equipe técnica da empresa parceira ZextecNano – permite a rápida realização de testes e desenvolvimento de protótipos.

Além da UCS, a Taurus ainda tem parcerias inéditas com outras instituições de ensino, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Na visão do CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, a pauta ESG é uma ação estratégica, que traz impactos positivos para a sociedade, para o ambiente e para os negócios, e irá agregar nos resultados da companhia, com ganhos como redução de resíduos, de consumo de energia e de água, dos custos, aumento da produtividade por meio da capacitação dos profissionais e de ambientes revitalizados.

 

Fonte: https://www.defesanet.com.br/armas/noticia/1050611/taurus-se-consolida-como-empresa-estrategica-de-defesa-esg-no-mercado/

Fonte: (Defesanet -BR - WEB)