Aniam

Notícias

Taurus participa da Abcarbon Conference, evento dedicado à sustentabilidade e ao mercado de créditos de carbono

Publicado em: 02/07/2023

A Taurus, Empresa Estratégia de Defesa, participou da primeira edição da Abcarbon Conference, evento exclusivo dedicado à sustentabilidade e ao mercado de créditos de carbono realizado em 1º de julho de 2023, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa de Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

A conferência reuniu especialistas, profissionais de diferentes áreas, representantes de empresas, do governo e produtores rurais para compartilhar experiências, conectar conhecimentos e dialogar sobre boas práticas de ESG (sigla em inglês para “ambiental, social e governança corporativa”).

Com um uma programação diversificada, o evento contou com palestras de especialistas renomados e painéis sobre diversos temas, entre eles sustentabilidade e preservação ambiental no dia a dia, mitigação das mudanças climáticas, mobilidade urbana, energia renovável, legislação, o mercado de crédito de carbono, o Pacto Global para a redução de emissões de carbono e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) dentro da Agenda 2030 assinada por governos em todo o mundo.

“A 1ª Abcarbon Conference é um importante encontro entre empresas, governo e entidades comprometidas com a sustentabilidade, que estão em busca de fazer a diferença. Um marco no que se refere a impulsionar a adoção de práticas sustentáveis. Por isso, a Taurus não poderia deixar de participar, já que somos a primeira Empresa Estratégica de Defesa ESG e estamos muito focados nessa área, realizando ações concretas de comprometimento socioambiental. A pauta ESG traz impactos positivos para a sociedade, para o ambiente e para os negócios. Queremos crescer de forma a proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas e com as melhores práticas de governança para ter um ambiente de negócio saudável, com ações sustentáveis para o futuro do planeta e das próximas gerações”, afirma o CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs.

A indústria de defesa tem papel essencial, tanto em relação à segurança, como na economia e no desenvolvimento de novas tecnologias, temas extremamente relevantes quando se trata dos pilares ESG.

A Taurus é pioneira na área de segurança e defesa no mundo a adotar a pauta ESG e a divulgar um Relatório de Sustentabilidade, visando trazer impactos positivos para a sociedade, para o meio ambiente e para os negócios.

A empresa criou em 2022 um setor específico voltado ao assunto, formado por uma equipe de trabalho multidisciplinar que atua no mapeamento de oportunidades e melhorias, bem como um Comitê ESG, constituído pela diretoria executiva e gestores de áreas estratégicas.

A Taurus, porém, já vinha adotando uma postura ESG em diversas ações, como as realizadas durante a pandemia da Covid-19, em que passou a produzir as face-shields (escudo facial para proteger contra o contágio pelo coronavírus), em parceria com o Exército Brasileiro, e realizou a distribuição para todo o Brasil. Também foi responsável por duplicar a capacidade de UTIs na cidade de São Leopoldo (RS) com respiradores e bombas de infusão. E segue com investimentos em ações voltadas para o bem-estar da comunidade, como a Unidade Básica de Saúde (UBS) que será construída em área próxima à sede da Companhia, na cidade de São Leopoldo.

Além disso, a Taurus está comprometida na capacitação e desenvolvimento contínuo das pessoas, com o intuito de contribuir efetivamente para o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores, e em ter um papel ativo no desenvolvimento e uso de tecnologia, construindo um ambiente de colaboração entre a equipe, a empresa e a sociedade. Assim, tem como pilares para a consolidação do conceito ESG: o desenvolvimento de pessoas; investimento em tecnologia e inovação; e ambiente colaborativo.

Neste contexto, conta com o Programa Taurus de Educação Continuada, que inclui uma plataforma de treinamento para qualificação profissional de toda sua operação, além de incentivos aos colaboradores para se qualificarem nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em renomadas instituições de ensino.

A empresa também promove a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, por meio do projeto Taurus do Bem, possibilitando o desenvolvimento pessoal e profissional por meio de capacitações técnicas. A primeira turma se formou em dezembro de 2022, com 11 alunos, e três deles efetivados pela empresa. Além disso, promove cursos em Libras com mais de 60 colaboradores, como forma melhorar a comunicação com pessoas surdas.

Fator chave na estratégia da Taurus, a Companhia se dedica fortemente à pesquisa & desenvolvimento, reforçando a diferenciação de seus processos de produção e de seus produtos a partir do uso de tecnologia, novos materiais e da crescente eficiência industrial, fornecendo produtos e serviços alinhados às práticas ESG.

Os projetos na área de tecnologia e inovação são fomentados pelo Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil Estados Unidos (CITE) da Taurus, que conta com mais de 200 engenheiros voltados à pesquisa e ao desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e processos, que visam também a redução de emissões de gases poluentes, o consumo de energia elétrica, água, entre outros.

Em relação à sustentabilidade e mitigação dos impactos ambientais, a Taurus realiza o mapeamento e projeto para redução de impacto da emissão de gases de efeito estufa; tratamento de efluentes; aplica a logística reversa em grande parte de suas embalagens de produtos químicos; monitora e faz a gestão de resíduos para melhor aproveitamento e destinação, tanto para reuso interno, quanto para a reciclagem, coprocessamento, rerrefino e compostagem, o que representou, em 2022, 94,76% de desvio de aterros na destinação de seus resíduos.

Atualmente, a Taurus conta com dois protocolos globais utilizados para mensurar as práticas ESG, o Global Reporting Initiative (GRI) e o Conselho de Padrões Contábeis de Sustentabilidade (SASB).

“Nosso objetivo é garantir que os planejamentos e projetos da Taurus em ESG estejam alinhados com as melhores práticas de mercado. Para isso, é essencial este engajamento com o setor público e com outras empresas, para adquirirmos e compartilharmos conhecimento e unirmos às nossas ações na empresa”, diz Patricia Schacker dos Anjos, coordenadora de ESG da Taurus, que esteve presente na 1ª Abcarbon Conference junto com a analista de ESG da Taurus, Marielen Cozer Ribas.

Fonte: Itamarajunews.com.br-BR - WEB