Aniam

Notícias

Taurus, maior empresa de armas do Brasil, exporta 75% da produção

Publicado em: 30/10/2023

Maior empresa de armas do Brasil, a Taurus exportou produtos para 40 países em 2022. As vendas da companhia nos Estados Unidos corresponderam a 75,5% do total de 1,9 milhão de armas comercializadas pela Taurus em 2022. Até por isso, a empresa sediada em São Leopoldo (RS) tem uma fábrica em Bainbridge, na Geórgia (EUA).

“A Taurus é uma empresa presente nos Estados Unidos já há muito tempo, então é uma marca bem conhecida lá. Nos últimos cinco anos, ela melhorou muito a qualidade dos seus produtos e já é a maior vendedora de pistolas do território americano”, afirma Leonardo Piovesan, CNPI e analista fundamentalista da Quantzed, casa de análise e empresa de tecnologia e educação para investidores.

Ter uma fábrica nos Estados Unidos foi uma estratégia de mercado que deu muito certo para a Taurus. “Existe a unidade lá, apesar de que a planta aqui no Brasil produz muito mais. Mas muitas vezes, o que acontece é que o americano gosta de comprar a arma com o selo ‘made in USA’ (feita nos Estados Unidos). Então a empresa constrói o kit de montagem das armas aqui do Brasil e manda para os Estados Unidos, onde a arma é montada e recebe esse selo, que acaba tornando o produto 100% americano”, justifica Piovesan.

Taurus agora mira dois mercados muito promissores: o da Índia e o da Arábia Saudita. A Índia é atualmente o país que compra mais armas no mundo. E para poder participar das licitações de lá, a empresa também abriu uma fábrica no país, no Estado de Haryana. 

“No mercado internacional, excluindo os EUA, seguiremos atentos a todas as oportunidades, como a licitação em andamento de 425 mil fuzis do Ministério da Defesa da Índia. Essa é a maior licitação de fuzis já realizada no mundo e, provavelmente, manterá essa posição ainda por muitos anos. Vencida toda a burocracia de registros temos, finalmente, nossa fábrica na Índia pronta para operar, aguardando apenas a homologação final do governo. A estratégia de montar a fábrica na Índia nos permitiu participar dessa licitação, uma vez que há a exigência restritiva a produtores locais”, explicou o CEO da Taurus, Salesio Nuhs, durante a divulgação dos resultados de 2022 da empresa.  

Apesar de não estar em conflito no momento, a Índia enfrenta uma crise diplomática com o Paquistão há décadas. “A Índia tem uma das maiores populações do mundo e um exército significativo. E há vários momentos de tensão com o Paquistão (os dois países disputam a região da Caxemira há anos)”, explica Andrea Resende, professora de Relações Internacionais do Uni-BH.

A Taurus também tem planos de abrir uma fábrica na Arábia Saudita para participar das licitações dos governos e das polícias locais. Mas o grande foco da empresa ainda é o mercado de varejo dos Estados Unidos, ou seja, a venda de armas para cidadãos americanos.

Enquanto o mercado norte-americano correspondeu a 75,5% das vendas da Taurus em 2022, o Brasil foi responsável por 19,2% das vendas da empresa, com 366 mil unidades comercializadas no mercado local. Em relação ao ano anterior, as vendas no mercado brasileiro em 2022 se mantiveram praticamente estáveis, apresentando recuo, em termos de volume, de 1,6%. 

A Taurus não divulga o número de armas vendidas para governos e polícias no Brasil, mas sempre participa de licitações. Ela disputa o mercado brasileiro com empresas dos Estados Unidos, Áustria e Itália. A austríaca Glock, fabricante de revólveres e pistolas, é uma das maiores concorrentes da Taurus.   

 

Fonte: Taurus, maior empresa de armas do Brasil, exporta 75% da produção | O TEMPO

Fonte: O Tempo-MG - WEB