Aniam

Notícias

Taurus está implantando 1ª Célula de Manufatura Autônoma, capaz de produzir 900 armas por dia em São Leopoldo

Publicado em: 27/01/2023

Neste ano, a Taurus Armas S.A, localizada no bairro São Borja em São Leopoldo, está iniciando um de seus mais ousados e importantes passos, capaz de catapultá-la a um nível de qualidade, produtividade e eficiência sem paralelo no setor. Utilizando-se de Sistemas Tracionados de Valor, um novo e revolucionário conceito de manufatura, a empresa está implantando, em um grande pavilhão recém construído, a 1ª Célula de Manufatura Autônoma, baseada em robotização e inteligência artificial, com máquinas e equipamentos também adquiridos em 2022, capaz em produzir cerca de 900 armas (revólver) por dia a partir de abril.

A empresa aguarda ainda a validação para serem implantadas outra duas células, uma para pistolas e outra para armas táticas. No final, haverá três fábricas totalmente automatizadas no município.

Segundo Sérgio Sgrillo Filho, Diretor Administrativo e Financeiro, o novo sistema possibilitará um grande ganho de qualidade, de produtividade e de lucratividade, já que reduzirá a níveis mínimos o estoque intermediário, praticamente eliminará as perdas (sucata), reduzirá a necessidade de mão de obra e diminuirá os tempos de produção, gerando uma economia estimada em mais de R$ 15 milhões por ano.

Além disso, possibilitará também a internalização de processos que hoje são terceirizados, com uma economia de cerca de 30% nesse custo.

A produção de revólveres, como início do novo sistema, é explicada pela dificuldade que todas as fabricantes têm para produzir esse tipo de arma, tanto que só há três big players de revólveres no mundo, ao passo que há muitos de pistolas. Além disso, a Taurus é a líder mundial na produção e venda de revólveres, estando focada atualmente nessa arma como um de seus carros-chefes, dada à fidelidade do mercado americano a ela, tanto para o porte oculto, como para caça e tiro esportivo.

Paralelamente às três novas fábricas automatizadas, está havendo também a robotização da produção de componentes estratégicos, como o ferrolho da pistola Striker (TS9), que será produzido por um robô de sete eixos que já está pronto para entrar em operação. No entanto, como a Taurus tem a possibilidade de realizar um grande negócio com essa arma, está aguardando sua eventual concretização para tomar a decisão.

Desde 2018, quando a equipe liderada por Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus, assumiu a condução da empresa, a Taurus vem conquistando aproximadamente três grandes prêmios americanos a cada dois anos.

https://berlinda.com.br/2023/01/27/taurus-esta-implantando-1a-celula-de-manufatura-autonoma-capaz-de-produzir-900-armas-por-dia-em-sao-leopoldo/

Fonte: Berlinda News-BR - WEB