Aniam

Notícias

Taurus celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Publicado em: 06/12/2023

Em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que ocorre no dia 03 de dezembro, a Taurus realizou um evento especial em sua unidade fabril em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. A programação foi realizada no dia 4 de dezembro de 2023, com atividades voltadas à conscientização sobre a importância da inclusão social no ambiente de trabalho.

A iniciativa faz parte do programa de Educação Continuada Taurus, oferecido para capacitação dos profissionais que atuam na Companhia. Pioneira na área de segurança e defesa no mundo a adotar a pauta ESG (sigla em inglês para “ambiental, social e governança corporativa”), a Taurus está comprometida na capacitação e desenvolvimento contínuo das pessoas, com o intuito de contribuir efetivamente para o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores, e em ter um papel ativo no desenvolvimento e uso de tecnologia, construindo um ambiente de colaboração entre a equipe, a empresa e a sociedade.

imagem 2023 12 06 062625603

A programação, voltada a todos os colaboradores da empresa, contou com uma sessão educativa sobre Braile, ministrada pelos colaboradores da Taurus e deficientes visuais Evanoilson Simão Melo, que atua como montador no setor de subconjunto, e João Eduardo Morais dos Santos, auxiliar administrativo no setor de Segurança Patrimonial.

O evento também teve dinâmicas com colaboradores da Taurus deficientes auditivos e ouvintes, envolvendo o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de jogos de palavras e brincadeiras. Ao longo do ano de 2023, a Taurus também ofereceu cursos em Libras, ministrados pelo SENAI, para mais de 60 colaboradores, como forma de facilitar a comunicação e promover a inclusão de pessoas surdas. E já prevê o Módulo II do curso de Libras, assim como uma nova turma para o Módulo I, para março de 2024.

Alunos e padrinhos do projeto “Taurus do Bem – Respeitando as diferenças em prol da igualdade” também apresentaram informações sobre a iniciativa. Maior projeto de inclusão social já realizado pela Taurus, o Taurus do Bem teve início em 2021, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ambos do município de São Leopoldo, com o objetivo de promover o bem-estar, a inclusão no ambiente de trabalho e o desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas com deficiência por meio de cursos de capacitação técnica.

imagem 2023 12 06 062650378

A primeira turma do projeto Taurus do Bem se formou em dezembro de 2022, com 11 alunos, sendo três deles efetivados pela empresa. A Taurus também realizou, em maio de 2022, um vernissage beneficente com leilão das obras de arte produzidas pelos alunos do projeto. A iniciativa arrecadou mais de R$ 40 mil e o valor foi destinado aos alunos e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Leopoldo. Em maio de 2023, 13 alunos iniciaram na 2ª turma do projeto, que está em andamento.

Além dessas atividades, o evento em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência contou com o apoio da APAE de São Leopoldo, que visitou os setores da Taurus, promovendo a conscientização dos colaboradores sobre a importância da inclusão social.

 

Fonte: Taurus celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (defesaemfoco.com.br)

Fonte: Defesa em Foco-RJ - WEB