Aniam

Notícias

Taurus 4.0: alta tecnologia aliada a forte investimento nas pessoas e na sustentabilidade

Publicado em: 12/10/2023

Toda a grande integração que está sendo realizada pela Taurus Armas S.A., utilizando novas tecnologias e estabelecendo convênios com renomados centros de pesquisas universitários, como a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), projetarão a empresa para uma Taurus 4.0. O conceito de Indústria 4.0 é a base deste projeto, que visa, em breve, construir um centro de Data Science e Smart Factory voltado à inovação de processos por meio de simulação e pesquisa operacional.

Em paralelo ao projeto de Excelência Operacional desenvolvido em parceria com a Unisinos, esta Universidade está continuamente mapeando e planejando o Programa de Capacitação Taurus, onde todos os colaboradores da empresa, desde o montador até a diretoria, de alguma forma, serão contemplados com uma etapa de capacitação.

Com isso, será formada uma base conceitual sólida para que a Taurus consiga, colocando as pessoas no centro do processo, aproveitar todos os avanços tecnológicos da Indústria 4.0 e tornar isso parte integrante da agregação de valor para o cliente, com uma operação mais sustentável em todos os aspectos, desde os fornecedores até a chegada do produto ao seu destino final, com o máximo de segurança e rastreabilidade.

Universidade do Vale do Rio do Sinos - Unisinos, São Leopoldo

Nesse sentido, o convênio com a Unisinos possibilitou a criação, na área de Engenharia de Produção, da cadeira Sistema Taurus de Produção, objetivando que seus futuros engenheiros possam adquirir o know-how tecnológico da Taurus na produção de armas e, assim, melhor se posicionem no mercado de trabalho, inclusive na própria empresa.

Após ter lançado uma turma de pós-graduação MBE (Master of Business Economics) em Engenharia e Sistemas de Produção Taurus, cuja formatura ocorreu recentemente, no mês passado tiveram início as aulas da 2ª turma do MBE, desta feita  em “Indústria 4.0 & Transformação Digital”.

O MBE é uma das diversas iniciativas do programa de Educação Continuada Taurus que visa ampliar as oportunidades de aprendizado e crescimento dos colaboradores da empresa. O programa inclui ainda uma plataforma de treinamento para qualificação profissional de toda sua operação, além de incentivos aos colaboradores para se qualificarem nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em renomadas instituições de ensino. 

Formatura da 1ª turma de colaboradores no MBE Engenharia de Produção e Sistemas Taurus

“Nos últimos anos foram investidos mais de R$ 500 milhões em novos maquinários, equipamentos, sistemas, processos de produção automatizados, desenvolvimento de células robotizadas, para modernização do parque fabril da Taurus em direção à indústria 4.0. Ao mesmo tempo, investimos muito nas pessoas, que é essencial e tão importante quanto investir em máquinas de última geração. Todos esses equipamentos, afinal, serão operados por esses profissionais que precisam ser capacitados constantemente. Estamos muito satisfeitos com o resultado do programa de Educação Continuada Taurus, que incentiva os colaboradores a se qualificarem de diversas formas, em cursos de graduação, mestrado, MBE, doutorado, do projeto Trilhar, entre outros”, afirmou também o CEO Global da Taurus.

Enfim, a Taurus se mostra uma empresa comprometida na capacitação e desenvolvimento contínuo das pessoas e em ter um papel ativo no desenvolvimento e uso de tecnologia, construindo um ambiente de colaboração entre a equipe, a empresa e a sociedade.

Presença do Governador do RS e de Secretários dá a dimensão da importância da pauta ESG da empresa

Pioneirismo em pauta ESG
O pioneirismo está entre as qualidades que levaram a Taurus Armas a ocupar um lugar de destaque na indústria mundial. Neste ano, a multinacional gaúcha também se destacou  por ter sido a primeira fabricante de armamentos a adotar a pauta ESG (sigla em inglês para “ambiental, social e governança corporativa”) e a divulgar um Relatório de Sustentabilidade, visando trazer impactos positivos para a sociedade, para o meio ambiente e para os negócios. Atualmente, a Taurus conta com dois protocolos globais utilizados para mensurar as práticas ESG, o Global Reporting Initiative (GRI) e o Conselho de Padrões Contábeis de Sustentabilidade (SASB).

Com relação à sustentabilidade e à mitigação dos impactos ambientais, a Taurus realiza o mapeamento das emissões de gases de efeito estufa e investe fortemente visando à redução desses impactos com:

  • tratamento da totalidade dos efluentes gerados no processo; 
  • aplicação da logística reversa em grande parte de suas embalagens de produtos químicos; 
  • monitoramento e gestão de resíduos para melhor aproveitamento e destinação, tanto para reuso interno, quanto para a reciclagem, coprocessamento, rerrefino e compostagem
Tais ações já representam mais de 94% de desvio de aterros na destinação de seus resíduos, com enorme ganho para o meio ambiente.
 
Fonte: LRCA: Taurus 4.0: alta tecnologia aliada a forte investimento nas pessoas e na sustentabilidade (lrcadefenseconsulting.com)

Fonte: Indústria de Defesa-BR - WEB