Aniam

Notícias

Prefeitura de Santos gasta quase R$ 300 mil em 170 pistolas para a GCM

Publicado em: 21/09/2023

O uso de arma é facultativo   Foto: Francisco Arrais/PMS

A Prefeitura de Santos comprou 170 pistolas 9 milímetros (mm) para a Guarda Civil Municipal (GCM). A aquisição, ao custo de R$ 296,8 mil, foi feita por pregão eletrônico e confirmada em publicação na edição desta quarta-feira (20) do Diário Oficial do Município. A fornecedora será a Taurus Armas S.A..

O porte de arma de fogo é facultativo para todos os guardas habilitados para seu uso. Neste mês, já haviam sido entregues 30 pistolas e cinco carabinas à GCM. Mais 170 pistolas seriam adquiridas, totalizando 205 armas, como parte de um pacote de investimentos em segurança.

A Administração informou que ampliará o efetivo de guardas aptos a portar armas de fogo. Desde 2019, 158 agentes foram treinados e habilitados a trabalhar armados, conforme exigências da Polícia Federal.

A Prefeitura considera que, com armamento, os agentes estão mais seguros para atender ocorrências.

bReforço A compra de mais armas à GCM faz parte de um reforço na segurança da Cidade, anunciado na semana passada pelo prefeito Rogério Santos (PSDB).

No dia 12, em cerimônia na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, ele confirmou que serão contratados mais 200 guardas. Um concurso público com esse objetivo está em andamento, com inscrições abertas, e deverá elevar o efetivo total da GCM para 632 agentes.

Santos também anunciou que será criado um Plano de Cargos, Carreiras e Salários específico para a categoria. Também haverá a entrega de viaturas e armas, a compra de drones de alta performance e uma nova base para o grupamento Rondas Ostensivas Municipais (Romu) naregiãocentral.

Fonte: https://www.atribuna.com.br/cidades/santos/prefeitura-de-santos-gasta-quase-r-300-mil-em-170-pistolas-para-a-gcm

Fonte: A Tribuna-SP - WEB