Aniam

Notícias

Polícia Militar do Tocantins irá adquirir pistolas Taurus TS9

Publicado em: 02/02/2023

*LRCA Defense Consulting - 02/02/2023

Depois de mobiliar a Polícia Penal com 935 pistolas TS9 ambidestras, 20 carabinas CTT40 e 10 fuzis T4, o Estado do Tocantins agora se prepara para adquirir 245 pistolas TS9, a fim de começar a repor e/ou completar as armas curtas da sua Polícia Militar (PMTO), já que 1.000 novos PM ingressaram na Instituição.

A Portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado de 26 de janeiro deste ano, sendo chancelada pelo Comandante-Geral da PMTO, Coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça.

A última venda de pistolas para a PMTO ocorreu em 2010 e, em 2014, a corporação adquiriu submetralhadoras SMT40.

 

Arma nacional ou arma importada?
Embora hoje tenham acesso ao arsenal internacional de pistolas, carabinas e espingardas que têm sua importação permitida, a polícia militar, a polícia civil e a polícia penal de muitos Estados, bem como a maioria das cidades que possuem uma Guarda Municipal, fazem a opção pelo armamento da Taurus Armas, pois, desde 2017, esta empresa oferece produtos que, pela qualidade e inovação que passaram a embutir, hoje competem em igualdade de condições com as grandes empresas do setor no mercado mundial, onde tem vencido diversas licitações internacionais e conquistado importantes prêmios de qualidade.

Embora a Lei que disciplina as Licitações e Contratos no âmbito da Administração Pública favoreça a empresa nacional em casos de materiais similares, quando os representantes públicos pesam os custos e benefícios entre o material importado e o nacional, um dos itens que mais avulta de importância (ou deveria avultar), além da qualidade e dos requisitos específicos, é a logística de pós-venda.

Devido ao alto padrão de qualidade e tecnologia que caracteriza o moderno armamento da Taurus (pistolas, submetralhadoras, carabinas e fuzis) e da CBC (espingardas táticas), a opção por armas dessas empresas embute uma completa logística de pós-venda, haja vista que não adianta adquirir um produto se a empresa vendedora não puder, com oportunidade, oferecer suporte, manutenção e assistência técnica, seja na própria região onde as armas estarão em serviço, seja em local relativamente próximo ou seja, no mínimo, em território nacional.

Revendedor e assistência técnica em Alta Floresta D'Oeste, Rondônia. Taurus e CBC estão nos mais distantes rincões do Brasil.

Ao contrário do que entenderam alguns administradores públicos, muitos comandantes estaduais de Polícia Militar e chefes de Polícia Civil/Penal, assim como a maioria dos prefeitos brasileiros, estão focados em realmente prover a segurança de seus cidadãos, de forma prática e objetiva, oferecendo às respectivas corporações (PM, PC, PP e GCM) equipamentos e armamentos modernos, tecnológicos, de custo mais acessível e com uma eficiente logística de pós-venda, a fim de que o órgão policial ou guarda municipal possa cumprir sua missão da maneira mais eficaz possível.  

Via de regra, quando uma corporação adquire um grande lote de armamentos, o contrato também estabelece as cláusulas que regem o pós-venda em termos de treinamento de pessoal e de manutenção.

Diferentemente do que acontece com empresas que apenas exportam para o Brasil ou somente têm escritório no País, a Taurus e a CBC investem pesadamente na qualificação dos armeiros das entidades de segurança pública e privada, bem como no treinamento técnico de sua equipe de representantes, que está capilarizada por todo o país, o que lhes permite resolver rápida e oportunamente os eventuais problemas que surjam.

Além disso, o grupo oferece ao consumidor uma ampla e ágil rede de distribuidores, pontos de venda e assistência técnica treinada em todo o território nacional, além de uma equipe de instrutores credenciados e peças de reposição rapidamente acessíveis.

https://www.lrcadefenseconsulting.com/2023/02/policia-militar-do-tocantins-ira.html

Fonte: Indústria de Defesa-BR - WEB