Aniam

Notícias

Pistola GX4 será a base de uma nova plataforma modular da Taurus. Montagem será robotizada

Publicado em: 02/09/2021

 

Além do lançamento, até dezembro de 2021, de um modelo da pistola microcompacta GX4 contendo componentes injetados e tratamento superficial das peças metálicas com o revolucionário grafeno, a Taurus traz a público outra grande evolução de que é alvo a arma que, três meses após seu lançamento, já tem mais de 190.000 pedidos em carteira.

Segundo a multinacional gaúcha, a GX4 não é uma evolução das pistolas da Família G (G2c, G3 e G3c), mas sim um nova plataforma de pistolas desenvolvida com protocolo militar pelo CITE - Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia BR/EUA da Taurus, que foi concebida com a estratégia de ser completamente modular.

Isso significa que todo o seu mecanismo interno vai ser sempre o mesmo, mas será possível fazê-la crescer e atender às várias necessidades dos mercados civil, policial e militar.

Assim, ela poderá crescer no tamanho do cano, do ferrolho, da empunhadura e na capacidade de tiros. É uma microcompacta que poderá se transformar numa compacta ou numa full size (tamanho de serviço). Poderá ser uma micro com cano de compacta, uma micro com empunhadura de uma compacta, além de diversas outras variações possíveis.

A nova plataforma GX4 possibilitará aos clientes (mercado civil, forças militares e forças de segurança pública) dispor de um mesmo "miolo" para uma família completa de armas, gerando uma enorme flexibilidade, facilidade logística e economia de custos para estes e também para a empresa, haja vista que esta poderá "enxugar" e racionalizar suas linhas de montagem.

Apenas como um exemplo de utilização, uma força policial poderá utilizar uma GX4 full size para uso em serviço e uma microcompacta como arma de backup, entre outras possibilidades, ambas com o mesmo mecanismo interno.

GX4 terá montagem robotizada: mais um passo em direção à Indústria 4.0
Em termos de inovação e tecnologia, a Taurus continua ultrapassando os limites e anuncia que, a partir de meados de 2022, a montagem das pistolas da plataforma GX4 será completamente robotizada, em mais um passo em direção à Indústria 4.0.

Isso será possível por meio do grande esforço que está sendo feito pelos engenheiros do CITE com concurso da Universidade do Vale do Sinos (UNISINOS), após o convênio firmado entre a empresa e essa instituição em 03 de agosto. Leia mais sobre o assunto em "Em parceria com a UNISINOS, Taurus mira Indústria 4.0 e investe em excelência operacional".

Essa conceituada universidade brasileira criou, na área de Engenharia, a cadeira Sistema Taurus de Produção, visando com que seus futuros engenheiros possam adquirir o know-how tecnológico da Taurus na produção de armas e, assim, melhor se posicionarem no mercado de trabalho, inclusive na própria empresa.

Já dispondo de cerca de 100 engenheiros atualmente em seus quadros, como efetivos ou estagiários, a multinacional gaúcha espera dobrar esse número até o final deste ano.

Fonte: Indústria de Defesa-BR - WEB