Aniam

Notícias

LAAD reúne principais players de Defesa e Segurança do mundo no Rio de Janeiro

Publicado em: 10/04/2023

Algumas das principais companhias de todo o mundo vão mostrar suas novidades de Defesa e Segurança durante a LAAD, que acontece no Rio Centro.
 

Com expectativa de receber 160 delegações oficiais de todos os continentes e cerca de 45 mil profissionais especializados, a LAAD Defence & Security reúne principais players de Defesa e Segurança do mundo, de hoje até o dia 14 de abril, na cidade do Rio de Janeiro.

Com esses números, a LAAD Defence & Security 2023 se consolida como um dos principais eventos de negócios do setor, promovendo, além de oportunidades de negócios, um amplo panorama das mais modernas tecnologias existentes.

No evento, a indústria de defesa e segurança pública apresenta os principais lançamentos para os segmentos de engenharia aeronáutica e naval, equipamentos pessoais e táticos, munição e armamentos, ópticos e optrônicos, consultoria, treinamentos e serviços, cyber defense e cyber security, contraterrorismo, transmissão, comunicação e posicionamentos, emergência, salvamento e resgate, controle de acesso e vigilância, perícia criminal e forense e veículos.

 

Mercado brasileiro

Segundo dados da ABIMDE – Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança apontam que as indústrias do setor empregam cerca de 2,9 milhões de pessoas direta e indiretamente, representando mais de 4,5% do PIB.

Estudo realizado em 2021 pela Federação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou que a participação da Base Industrial de Defesa no PIB nacional cresceu mais de 8% no biênio 2019-2020 em relação a 2018, superando, em 2020, índices de setores tradicionais da economia brasileira como a construção civil, a agricultura e a extração de petróleo.

No que se refere à geração de postos de trabalho, de acordo com o Ministério da Defesa, a Base Industrial de Defesa (BID) emprega, aproximadamente, 2,9 milhões de pessoas, sendo 1,6 milhão de empregos diretos e 1,3 milhão de indiretos. O volume anual de exportações da BID em 2022 é de R$ 648 milhões. De 2021 – 1,7 bilhões, de 2020, R$ 777 milhões. Todos os valores são referentes aos pedidos de exportação autorizados.

 

Delegações internacionais

Esta edição LAAD Defence & Security registra recorde de expositores ao reunir as principais empresas brasileiras e estrangeiras fornecedoras de produtos e serviços para as forças armadas e públicas mundiais, consolidando o Brasil como o maior mercado sul-americano do setor de defesa e segurança.

Além dos fornecedores brasileiros, a participação internacional também é bastante expressiva, com a presença de empresas de vários países da América Latina (Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai e Peru), e de outros continentes, como Alemanha, Bahrein, Barbados, Belize, Cabo Verde, Camarões, Canadá, Coréia do Sul, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Etiópia, Filipinas, Finlândia, França, Gana, Guiana Francesa, Guiné Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Itália, Jordânia, Nigéria, Paquistão, Portugal e Reino Unido.

Entre as marcas globais presentes, constam Embraer (Brasil), Avibras (Brasil), CBC (Brasil), Taurus (Brasil), SAAB (Suécia), Airbus (França), Leonardo (Itália), SK Group (Israel), ThyssenKrupp (Alemanha), Rolls-Royce (Alemanha), Brahmos Aerospace (Índia), Axon (Países Baixos), Damen (Holanda), S3 Aerodefense (USA), Sarsilmaz (Turquia), entre outras. 

Para Sergio Jardim, diretor geral da Creative Events – organizadora da LAAD -, a realização do evento, após um hiato de quatro anos em virtude da pandemia, revela a superação desse difícil momento para diversos setores produtivos e, ao mesmo tempo, reforça as oportunidades de lançamento de produtos e serviços para um público qualificado e com alto poder de decisão.

“Sem dúvida, a LAAD 2023 será a principal vitrine das indústrias de defesa pública, civil e de segurança oferecendo, além de oportunidades de negócios, um panorama das mais modernas tecnologias existentes, promovendo a atualização dos profissionais do setor e reforçando o relacionamento com a indústria”, analisa Jardim.

Segundo o executivo, a agenda de investimentos e modernização das Forças Armadas, recentemente divulgada pelo governo federal, também deverá ser fator determinante para o sucesso do evento e incremento dos negócios.

Fonte: https://securitybusiness.com.br/laad-reune-principais-players-de-defesa-e-seguranca-do-mundo/

Fonte: Security Business-BR - WEB