Aniam

Notícias

Incrementando sua inovação, Taurus trabalha com três cenários tecnológicos de aplicação do grafeno

Publicado em: 17/02/2022

A Taurus Armas é a primeira indústria de armas no mundo a desenvolver produtos utilizando grafeno, um nanomaterial com estrutura hexagonal de átomos de carbono, considerado um dos materiais mais fortes e leves do mundo, tido como 200 vezes mais resistente que o aço, sendo o material mais fino que existe, entre outras propriedades. Possui alta resistência mecânica, maleabilidade a alta condutividade térmica e elétrica.

Em entrevista ao jornal O Pioneiro, Salesio Nuhs, CEO Global da empresa, afirmou que "Todos os nossos armamentos daqui para frente deverão usar grafeno pelo menos no tratamento superficial" e que "Todas as peças em polímero serão injetadas também com incorporação de grafeno. Então ela vai ter grafeno no punho, backstrap, gatilho, trava de gatilho, tampa do ferrolho, retém do ferrolho e, inclusive, na maleta de transporte da arma". Nuhs salientou ainda que os acabamentos proporcionarão maior resistência à corrosão, maior dissipação de calor, maior leveza, entre outras propriedades desta matéria-prima considerada uma das mais promissoras do mundo.

A aposta no grafeno é tratada pelo principal executivo da empresa como um diferencial competitivo.
 —  Tem valor agregado e desenvolve novas tecnologias no País. E o Brasil está em vantagem por ter a maior reserva de grafeno do mundo. É uma vantagem competitiva não só para a Taurus  —  justifica o CEO.  

 

Após ter sido pioneira ao desenvolver a pistola microcompacta GX4 GRAF, primeira arma no mundo com o revolucionário grafeno, a ser lançada em breve no mercado brasileiro e internacional, a Taurus Armas voltou a surpreender, anunciando que mais um produto está sendo desenvolvido com essa tecnologia disruptiva: o poderoso revólver Raging Hunter RT460, sucesso de vendas como arma de caça no Brasil e nos Estados Unidos.

O anúncio foi feito por ocasião da visita do Vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, à sede brasileira da empresa no dia 04 deste mês, quando o ilustre visitante teve a oportunidade de conhecer e testar a arma.

Cenários tecnológicos de aplicação do grafeno
Em que pese já estar desenvolvendo armas com o novo componente, os pesquisadores da Taurus continuam na busca por outras soluções inovadoras que gerem, principalmente, maior produtividade, durabilidade e economia de custos. 

Para atingir esses objetivos, estão trabalhando em três cenários tecnológicos de aplicação do grafeno: 

  • nos revestimentos de peças utilizadas nas armas de fogo em substituição ao tratamento superficial, proporcionando menor desgaste, maior proteção contra corrosão e dissipação de calor mais rápida (necessária por conta do disparo da munição);

  • nos equipamentos que produzem as peças, com a tecnologia MIM - Metal Injection Molding utilizada na fábrica da Taurus, que proporcionará um desgaste menor nos moldes e utilização de máquinas menores, com redução de custos e de investimentos para a empresa; 
  • na mistura do grafeno com o polímero que traz vantagens como a diminuição de peso, aumento da resistência mecânica e da resiliência do material.

 Fonte: https://www.lrcadefenseconsulting.com/2022/02/incrementando-sua-inovacao-taurus.html

Fonte: Indústria de Defesa-BR - WEB