Aniam

Notícias

Guardas municipais de Esteio participam de formação

Publicado em: 05/10/2022

Durante toda esta semana, agentes da Guarda Municipal de Esteio estão participando do curso de atualização, etapa necessária para que seja renovado o porte de arma de fogo. A capacitação, chamada de Estágio de Qualificação Anual, iniciada nesta segunda-feira (3), conta com 13 alunos, que fazem parte da terceira turma em formação neste ano.

As aulas são realizadas na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), no Bairro Parque Amador, com instrutores do quadro de servidores da pasta, através do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Segurança Pública (Cefasp), instituído pela Secretaria, em julho de 2021, com a finalidade de promover cursos aos agentes esteienses. As aulas teóricas são ministradas pelo fiscal de trânsito Ricardo Cortes e as aulas práticas ficaram a cargo do guarda municipal Douglas Leitão.

Entre os conteúdos da formação, que tem 92 horas-aula no total, estão disciplinas como legislação de trânsito, alterações da Lei 9503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro), prevenção e combate a incêndio e prática de tiro, inclusive com arma longa.

Em junho, as turmas 1 e 2, que contavam, também, com fiscais de trânsito, realizaram o curso. A quarta e última turma terá aulas entre os dias 17 e 21 de outubro. Em novembro, todos os agentes participarão de mais aulas teóricas e aulas práticas de combate a incêndio.

A partir de agosto de 2019, os guardas municipais receberam essa concessão. Para se habilitar, é necessário participar de um treinamento sobre armamento e tiro, com carga horária de 182 horas e conteúdos aprovados pela Polícia Federal, e passar por teste de aptidão específico, com exames envolvendo conhecimentos teóricos, práticos e avaliação psicológica. Anualmente, deve ser feita uma reciclagem.

As armas que os agentes utilizam foram recebidas pela Prefeitura no final de 2018. São, ao todo, 20 pistolas da marca Taurus, calibre .380. Até o final de 2020, parte do efetivo foi habilitado, também, para o uso de armas longas (a corporação recebeu, em uma doação, uma carabina calibre .40 CTT40, da marca Taurus, e uma espingarda Military 3.0, calibre 12, marca CBC). Atualmente, o efetivo da Guarda Municipal de Esteio é de 42 agentes. Outros 15 servidores fazem parte da Fiscalização de Trânsito.

https://berlinda.com.br/2022/10/05/guardas-municipais-de-esteio-participam-de-formacao/

Fonte: Berlinda News-BR - WEB