Aniam

Notícias

Feira de defesa e segurança apresenta drone com fuzil e novas tecnologias de reconhecimento facial para polícia

Publicado em: 12/04/2023

LAAD Defence & Security 2023, uma das maiores feiras de Defesa e Segurança da América Latina, começou mais uma edição no Riocentro, na Zona Oeste do Rio, nesta terça-feira. Na cerimônia de abertura, o governador Cláudio Castro ressaltou a importância de um evento como esse acontecer no Rio de Janeiro e disse que o estado está adotando uma postura combativa no que diz respeito à segurança pública, focando os investimentos no fortalecimento das forças militares. Com mais de 300 expositores, os maiores destaques da feira estão nos novos drones de combate, com munição não letal e uma versão acoplada com arma, e também para as novas tecnologias de reconhecimento facial para uso policial. Confira alguns destaques.

 

Drone com fuzil

 

A Elbit Systems, em união com a ARES, apresentou um modelo de drone com arma remotamente controlada. No sistema apresentado, o drone foi equipado com uma M4 de airsoft, mas a ferramenta comporta qualquer tipo de fuzil. Já utilizado em outros países, o drone ainda está sendo estudado para uma utilização não letal, com possibilidade de lançamento de bala de borracha e gás lacrimogêneo.

Drone com M4 — Foto: Brenno Carvalho

Drone com M4 — Foto: Brenno Carvalho

 

Drone com munição não letal

 

A Condor também apresentou um drone para utilização policial. O drone lança munição não letal, líquido e fumaça, com extrema precisão, feita por controle remoto que pode ser operado até cinco quilômetros do conflito. O drone já foi comprado pelo governo de Angola e foi testado em caráter experimental por algumas PMs do Brasil em 2022. Segundo a empresa, o equipamento tem potencial para ajudar em situações de rebeliões em áreas externas de presídios e em casos extremos de ameaça ao patrimônio público.

Drone da Condor — Foto: Brenno Carvalho

Drone da Condor — Foto: Brenno Carvalho

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) apresentou um drone para patrulhamento de unidades penitenciárias. Com câmera de visão noturna, a ferramenta poderá ser utilizada nas unidades estaduais em crises e também acompanhar a ação de agentes durante a contenção de uma rebelião.

 

Câmera com inteligência artificial

 

Outro destaque apresentado nesta edição da feira, é uma nova tecnologia para bodycam, que pode ser utilizada por policiais presa ao colete. A câmera corporal VB400, da Motorola Solutions, além de gravar toda a ação sem precisar ser acionada, também pode transmitir imagens diretamente ao centro de controle. A câmera também pode ser utilizada para reconhecer suspeitos, placas de carro ou uma pessoa perdida, tudo automático.

A câmera corporal VB400, além de gravar toda a ação sem precisar ser acionada, também pode transmitir imagens diretamente ao centro de controle. — Foto: Brenno Carvalho

A câmera corporal VB400, além de gravar toda a ação sem precisar ser acionada, também pode transmitir imagens diretamente ao centro de controle. — Foto: Brenno Carvalho

Após o reconhecimento, é acionado um software com inteligência artificial que funcionará como o cérebro das operações policiais e vai integrar câmeras fixas, corporais, viaturas, drones e outras com informações de localização. Além disso, o software também vai arquivar e catalogar todos os registros, podendo servir de provas para futuras investigações, pontua a empresa.

Software com inteligência artificial que funcionará como o cérebro das operações policiais — Foto: Brenno Carvalho

Software com inteligência artificial que funcionará como o cérebro das operações policiais — Foto: Brenno Carvalho

Em março, o governador Cláudio Castro assinou um decreto para instalar câmeras corporais nos uniformes de servidores, incluindo policiais e agentes de outros órgãos de fiscalização e licenciamento, em viaturas, helicópteros e até em prédios e repartições públicas de 13 órgãos. Durante a abertura da feira, Castro afirmou que o governo adquiriu 21 mil câmeras para policiais e equipamentos de última geração no combate a incêndio e a tragédias.

 

Novo helicóptero dos Bombeiros

 

O Corpo de Bombeiros apresentou o novo helicóptero adquirido pela corporação. A nova aeronave comporta até 12 tripulantes, enquanto as normais aguentam até seis. Além disso, ela tem capacidade de levar mais de 1200 L de água para combater incêndios, e também possibilita diversas configurações de montagem, podendo ser alterada para uma aeronave médica, de transporte de equipe, com foco em salvamento ou com combate a incêndios.

Novo helicóptero adquirido pelos Bombeiros — Foto: Brenno Carvalho

Novo helicóptero adquirido pelos Bombeiros — Foto: Brenno Carvalho

 

Veículo de comando para polícia

 

A Ford apresentou um veículo modelo para funcionar como carro de comando da polícia em monitoramento de grandes eventos. Com três câmeras em torno do veículo e uma teto, o veículo consegue capturar em alta definição todo o movimento do lado de fora, com reconhecimento facial e de placa veicular integrada com o sistema da polícia. É um veículo que poderá ajudar na contenção e controle de multidão em eventos como Copa do Mundo, Rock in Rio, entre outros.

Carro de comando para polícia  — Foto: Brenno Carvalho

Carro de comando para polícia — Foto: Brenno Carvalho

Armas e supressores de ruídos

 

Já o estante da Taurus, um dos mais movimentados do evento, apresentou diversos lançamentos de armas para as instituições policiais. O destaque da marca ficou para os novos supressores de ruídos para as armas táticas, que possuem 15% mais de eficiência para abafar ruídos e uma base feita de titânio, um metal mais leve que vai facilitar as ações policiais.

Estande da Taurus — Foto: Brenno Carvalho

Estande da Taurus — Foto: Brenno Carvalho

 

Granada biodegradável

 

A empresa Condor levou para o evento a primeira granada 100% biodegradável produzida no Brasil. A ECOBODY é feita em polímero natural de alta densidade e produz efeito igual às demais granadas, porém, com material biodegradável e partículas de explosão mais leves que a borracha tradicional.

A ECOBODY é feita em polímero natural de alta densidade e produz efeito igual às demais granadas — Foto: Brenno Carvalho

A ECOBODY é feita em polímero natural de alta densidade e produz efeito igual às demais granadas — Foto: Brenno Carvalho

 

Blindado de 4,5 toneladas

 

A Combat Armor vai lançar o seu primeiro blindado projetado e fabricado no Brasil. O V-Raptor foi criado para atender demandas extremas, dentro e fora da estrada, segundo a empresa. O formato em "V", que é o destaque do veículo, foi projetado para proteger a tripulação em casos de explosão. Outro diferencial apontado pela empresa é o peso do carro, que pesa 4,5 toneladas, o que é considerado baixo para o padrão VBL (Véiculo Blindado Leve).

Fonte: O Globo-RJ - WEB