Aniam

Notícias

EUA: revólver Taurus 905 Aço Inox 9mm em análise da Shooting Illustrated

Publicado em: 19/12/2022

- 9mm não é apenas para semiautomáticas. Também é uma ótima munição para revólveres defensivos como o Taurus 905.

- O belo revólver em aço inox e no calibre 9mm é mais uma opção da Taurus visando suprir o renovado interesse dos consumidores americanos por esse tipo de arma. 

*Shooting Illustrated - 19/12/2022

Embora o sol possa ter se posto há muito tempo na era de ouro do revólver de ação dupla de tamanho normal, depois que as pistolas de 9mm normais e depois que as pistolas de polímero disparadas por atacante ocuparam o centro do palco, um dos últimos vestígios do mundo dos revólveres ainda resistindo são revólveres de bolso.

Muitas vezes referidos como revólveres de cano curto, geralmente têm um cilindro para cinco ou seis cartuchos com um cano bastante curto, normalmente medindo cerca de 2 polegadas. 

No âmbito do transporte oculto, os revólveres estão enfrentando forte concorrência de pistolas semiautomáticas subcompactas disparadas por atacante, embora muitas pessoas ainda prefiram carregar esses pequenos revólveres devido à sua portabilidade, segurança e conveniência.

Os revólveres de nariz achatado também possuem certas vantagens sobre as semiautomáticas compactas, como a capacidade de disparar repetidamente em espaços restritos, como bolsos de casacos. Também são úteis para aqueles que desejam carregar uma arma de fogo defensiva sem entrar em conflito com as restrições de capacidade de munição de seu estado. Em sua essência, o Taurus 905 combina as melhores características de um revólver de cano curto clássico com a versatilidade de disparar munições modernas de 9mm a um custo acessível.

Visão geral do Taurus 905
O Taurus 905 é um revólver todo em aço inoxidável com acabamento fosco que pesa 22 onças (cerca de 324 gramas), tem um cano de 2 polegadas e um cilindro de cinco cartuchos. É compartimentado em 9mm, o cartucho de pistola mais prolífico do mundo.

Ter um revólver de transporte de 9mm significa que aqueles que o disparam podem se beneficiar do fornecimento de munição para treinamento ou transporte, que é mais barato e mais disponível do que outros calibres populares atualmente. Outro benefício indireto em carregar uma arma de fogo defensiva de 9mm hoje é poder aproveitar os muitos avanços em projéteis de 9mm e também poder a carregar munição.

Várias cargas defensivas premium atualmente disponíveis são otimizadas para uso em armas de fogo com canos de três polegadas ou mais curtos, como revólveres de cano curto. Como qualquer outro revólver que dispara um cartucho sem aro, disparar o Taurus 905 com melhores resultados requer o uso de clipes de lua (peça de metal em forma de anel ou estrela projetada para manter vários cartuchos juntos como uma unidade, para inserção e extração simultâneas de um cilindro de revólver).


Outro lado da arma
O Taurus 905 em si é um descendente do Taurus Model 85, que foi o modelo original de revólver de cano curto da empresa brasileira, lançado pela primeira vez em 1985. Como todos os revólveres de ação dupla, o 905 não possui nenhuma segurança manual e, em vez disso, depende de seu forte gatilho.

O Taurus tem uma barra de segurança de transferência que funciona em conjunto com o martelo de face plana para atingir um percussor montado na estrutura. Tal como acontece com todos os revólveres Taurus feitos depois de 1996, a parte de trás do cão também possui o TSS (Taurus Security System) que impede que o cão e a ação atuem quando o gatilho é puxado. Um par de chaves especiais está incluído para habilitar ou desabilitar o TSS.

O 905 está equipado com mira fixa. A ranhura na alça superior que forma o canal de visão traseira termina com um entalhe quadrado na parte traseira do quadro. A vista frontal em rampa é serrilhada. Sua imagem de mira se assemelha principalmente a uma mini mira Partridge, que é uma lâmina quadrada frontal grossa à frente de um entalhe traseiro quadrado. A sete jardas ou mais perto, consegui acertar o ponto de mira com cartuchos de 9 mm CCI Blazer 115 granulados.

Por outro lado, as rodadas defensivas de ponto oco com jaqueta Federal HST 147-grain + P dispararam aproximadamente uma polegada sobre o ponto de mira a sete jardas. Embora o gatilho de ação dupla seja mais pesado, é bastante razoável para um revólver que tem um preço de varejo de $ 423,47.

Revólveres de cano curto são alguns dos tipos de revólveres mais desafiadores para atirar bem, devido ao seu tamanho pequeno e mira diminuta, mas no caso do Taurus 905, o acionamento do gatilho de dupla ação não foi impedimento. Como o 905 tem um martelo exposto com uma espora, os atiradores podem engatilhar manualmente o revólver e atirar em uma única ação, mas isso é inútil em qualquer situação de cenário defensivo.

Revólver e clipes de lua
O 905 é construído com um cano de duas peças. Uma cobertura externa com um acabamento inoxidável fosco combinando contém não apenas a mira frontal em rampa, mas também a haste ejetora do revólver e o cano interno de aço. Em qualquer revólver de transporte, ter a haste ejetora protegida contra batidas, solavancos ou qualquer outro problema é sempre uma ótima ideia para a confiabilidade da arma.

Clipes de lua são necessários para extrair os cartuchos gastos.

O punho de borracha preta incluído com o Taurus 905 de fábrica é adequado e certamente preenche a mão melhor do que os diminutos punhos de madeira encontrados em revólveres de ponta arrebitada mais antigos. Em vez de um parafuso, um pino cilíndrico é usado para prender as garras ao quadro, embora talvez o uso de um parafuso em vez de um pino cilíndrico possa tornar mais conveniente para os proprietários trocar facilmente as alças.

Atirando com o Taurus 905
Embora a percepção do recuo dependa de cada pessoa, no caso deste revólver, chamá-lo de “rápido” ao atirar seria justo. As armas menores não têm massa e peso extras que ajudam na absorção de recuo e o fato de os revólveres serem “análogos” significa que não há deslizamento ou massa recíproca para mitigar ainda mais o recuo. Atirar com munição de transporte, neste caso o Federal 147-grain HST +P certamente produziu um recuo de feltro.

Não tive problemas de confiabilidade ou ignição ao disparar 110 tiros para minha avaliação desta arma. O próprio parafuso do cilindro nem se mexeu no meu exemplo. Incluí especificamente cargas de 115 grãos CCI Blazer durante minha sessão. Este não é apenas um cartucho de treinamento de grande alcance com precisão decente em todos os aspectos, mas o CCI Blazer ainda é bastante econômico e fácil de encontrar.

Eu disparei munição defensiva Federal HST 147-grain +P, pois esta é uma carga que eu me sentiria confortável carregando no Taurus 905. Em termos de precisão, esta munição de transporte disparou bem no meu exemplo, mas mais uma vez o ponto de impacto foi ligeiramente maior do que a Blazer a sete jardas. É sempre uma boa ideia disparar sua munição de transporte com qualquer arma antes de confiar nela para proteção.

Os revólveres de bolso estão competindo de perto com as pistolas striker semiautomáticas subcompactas nos cós e bolsos CCW (transporte oculto) da América. Apesar de alguns dos desafios inerentes exclusivos a esses pequenos revólveres, eles ainda brilham em seu nicho específico - principalmente como são fáceis de carregar e extremamente confiáveis. Um nariz achatado moderno como o Taurus 905, carregado com munição defensiva moderna, ainda é algo a se considerar.

Especificações do Taurus 905 aço inoxidável
Fabricante: Taurus International Manufacturing
Calibre: 9mm
Altura: 4,40 polegadas
Largura: 1,40 polegadas
Comprimento: 6,50 polegadas
Comprimento do cano: 2 polegadas
Taxa de torção: Torção RH de 1:10 polegadas
Peso: 22 onças descarregado
Acabamento: Aço inoxidável fosco
Clipes da Lua: Inclui 5 clipes da lua estelar da Taurus
Preço sugerido: $ 423,47

Fonte: Indústria de Defesa-BR - WEB