Notícias
Efetivo da GCM vai subir até 30%
Publicado em: 28/06/2022
Com investimento de pouco mais de R$ 500 mil provenientes de emendas parlamentares, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) entregou quatro novas viaturas à Guarda Civil Metropolitana de Ribeirão Preto, nesta segunda-feira, 27 de junho, marcando a renovação de 100% da frota da corporação. Três veículos serão destinados ao trabalho de policiamento preventivo e um para a Defesa Civil.
Durante solenidade na Esplanada do Theatro Pedro II, no Centro Histórico, o chefe do Executivo anunciou também a abertura de concurso público para contratação de 60 novos guardas para atuação na GCM. Atualmente, a corporação conta com efetivo de 218 servidores – 170 homens e 48 mulheres.
“Com o novo concurso a se realizar, o quadro será ampliado em quase 30%. O concurso será realizado em três etapas, sendo que serão convocados 20 em cada uma delas. Vamos trazer sangue novo para aprender com nossos experientes guardas como se faz, cada vez melhor, o trabalho de segurança para nossa cidade”, diz.
Novas viaturas
As novas viaturas são modernas e equipadas para o patrulhamento preventivo e ostensivo de Ribeirão Preto, para o atendimento da população. Com elas, a Guarda Civil Metropolitana passa a ter 100% da frota renovada.
“No total, desde 2017, podemos afirmar que temos 22 novos veículos, além de seis novas motocicletas para intensificar diariamente o patrulhamento ostensivo”, explica Domingos Fortuna, superintendente da GCM. A atuação da GCM também foi reforçada nos últimos anos com o chamamento de 48 guardas municipais (41 homens e sete mulheres).
A contratação, na época, permitiu um aumento de 22,5% no efetivo. Desde 2017, a prefeitura tem investido na GCM. Trocou os uniformes do efetivo, composto por camisa com a targeta de identificação, calça e boné, capa de colete, jaqueta de frio, cinturão ergonômico completo (coldre, capa de segurança, porta-algemas, porta-gás, porta-tonfa e fiel retrátil), bota cano curto e o uniforme de verão.
Novas armas
Aquisição de 50 pistolas semiautomáticas da marca Taurus, modelo-838 e calibre-380 (armas com capacidade de dezenove tiros) e munições, modernizando em 50% o armamento do efetivo. Além do armamento, foram adquiridos 48 coletes balísticos e mais de 19 mil munições, que não eram substituídas há oito anos.
Outras três armas longas calibre 12, foram adquiridas para a corporação. Os GCMs também passaram a utilizar 70 sparks (armas de choque) não letais e 300 frascos de sprays de pimenta em unidades de saúde, nas viaturas de apoio e repartições públicas.
Canil
Com um trabalho fundamental para ajudar a Guarda Civil Metropolitana (GCM), o Canil foi todo reformado para proporcionar mais comodidade aos GCMs que lá trabalham, além de todo o cuidado necessário com as principais estrelas do local, os cães.
O Canil da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto completou cinco anos em outubro de 2021. Também comemorou a chegada da cachorra Hope, treinada para encontrar pessoas desaparecidas. Atualmente, tem quatro cães para o faro e patrulhamento preventivo de combate ao tráfico e uso de drogas no entorno de escolas, praças, parques e prédios públicos.
https://www.tribunaribeirao.com.br/site/efetivo-da-gcm-vai-subir-ate-30/
Fonte: Tribuna-SP - WEB