Aniam

Notícias

As armas mais vendidas no Brasil; Taurus (TASA4) lidera ranking

Publicado em: 24/08/2023

Pistolas da Taurus na loja AMTT (Armas, Munições, Tiro e Treinamento), da Taurus Armas, em Brasília (DF).
Levantamento inédito realizado pelo Money Times mostra as armas mais vendidas para os CACs, principal público consumidor de armas no país. Na foto, pistolas da Taurus à mostra em loja oficial da empresa em Brasília (Imagem: Instagram/@amtt.oficial.df)

Com um impulso que começou em 2019, com decreto do governo Bolsonaro, o mercado de armas leves no Brasil registrou forte expansão. Afinal, foram liberados mais calibres para civis e a importação de equipamentos de outros países.

Assim, chegaram armas da Áustria, dos Estados Unidos, de Israel, da Itália, da República Tcheca, da Eslovênia, entre outros, para competir com as nacionais da Taurus (TASA4) e da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos), maior acionista da fabricante gaúcha de armas.

Os estrangeiros ganharam espaço no varejo nacional, mas não conseguiram superar os preços e a oferta de produtos da Taurus e da CBC, que se mantiveram na liderança nacional da venda de armas.

O levantamento inédito feito pelo Money Times, obtido via LAI (Lei de Acesso à Informação), mostra um raio-X do acervo dos CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores), maior mercado dessas empresas no país, que compraram quase 1 milhão de armas nos últimos quatro anos.

Os dados são do Sinarm (Sistema Nacional de Armas), da Polícia Federal, onde foram recadastradas 947 mil armas compradas depois de 2019, por ordem do governo Lula, decretada no início do ano.

O levantamento também traz um recorte sobre as vendas de empresas estrangeiras (veja no fim da reportagem), como a GlockSig SauerBerettaSpringfieldIWI, entre outras; e também de fabricantes nacionais que entraram recentemente no mercado, como Fire Eagle Armory e a parceria esloveno-brasileira para fabricar armas da Arex Defense, pela DFA Defense. Inclui também antigas empresas brasileiras que retomaram fôlego nesse período, como a fabricante gaúcha de espingardas Boito e a estatal Imbel.

As 10 armas mais vendidas no Brasil

O levantamento traz as 10 armas mais vendidas do país* entre as 947 mil armas adquiridas desde 2019. As fabricantes nacionais correspondem a 80% desses armamentos. Não entram na conta as armas que foram adquiridas para autodefesa, via Polícia Federal, nem as de antes do ano de 2019.

*Os números reais podem aumentar na casa de dezenas ou até algumas centenas para cima em alguns casos, pois a Polícia Federal não disponibilizou um pré-preenchimento quando as armas foram recadastradas pelos CACs, o que resultou em diversos tipos de cadastros. Por exemplo, a pistola PT92 foi preenchida como “PT-92”, “PT92”, “PT 92”, “Pistola 92”, “92”, entre outros tipos. A reportagem buscou refinar ao máximo os dados e captar o máximo de tipos de preenchimentos possíveis para a pesquisa. 

Ao Money Times, a Taurus afirma que a liderança nas vendas “se deve à qualidade e ao preço dos produtos oferecidos” pela companhia e pela CBC, “com a melhor relação custo-benefício, que atendem às demandas dos consumidores”.

Segundo a fabricante gaúcha, há também um “portfólio completo” da empresa, com diferentes plataformas para vários tipos de armas, enquanto algumas concorrentes estrangeiras “apresentam apenas uma plataforma de pistolas”. Atribui também a liderança às vantagens de oferecimento de suporte, assistência técnica e peças de reposição, com uma logística estruturada para isso.

Sobre a abertura de mercado, diz que “o impacto foi muito pequeno” para as duas empresas. Mas é bem crítica em relação à política de importações. “Para o Brasil, o impacto econômico e social foi grande. É um disparate incentivar empresas estrangeiras a exportar para o Brasil, simplesmente fazendo do Brasil um ‘balcão de negócios'”, diz a empresa em nota.

Taurus afirma ainda que a medida fere a Constituição Nacional e as políticas da indústria de Defesa, e que também há falta de isonomia. “Desincentiva as empresas estrangeiras de virem produzir no Brasil e gerarem empregos”, diz.

 

Fonte: https://www.moneytimes.com.br/exclusivo-as-armas-mais-vendidas-no-brasil-taurus-tasa4-lidera-ranking/

Fonte: Money Times-SP - WEB