Aniam

Notícias

A revolução tecnológica da Taurus em 2023

Publicado em: 26/01/2023

nimos o estoque intermediário, praticamente eliminará as perdas (sucata), reduzirá a necessidade de mão de obra e diminuirá os tempos de produção, gerando uma economia estimada em mais de R$ 15 milhões por ano. 

Além disso, possibilitará também a internalização de processos que hoje são terceirizados, com uma economia de cerca de 30% nesse custo.

A produção de revólveres, como início do novo sistema, é explicada pela dificuldade que todas as fabricantes têm para produzir esse tipo de arma, tanto que só há três big players de revólveres no mundo, ao passo que há muitos de pistolas. Além disso, a Taurus é a líder mundial na produção e venda de revólveres, estando focada atualmente nessa arma como um de seus carros-chefes, dada à fidelidade do mercado americano a ela, tanto para o porte oculto, como para caça e tiro esportivo.

Paralelamente às três novas fábricas automatizadas, está havendo também a robotização da produção de componentes estratégicos, como o ferrolho da pistola Striker (TS9), que será produzido por um robô de sete eixos que já está pronto para entrar em operação. No entanto, como a Taurus tem a possibilidade de realizar um grande negócio com essa arma, está aguardando sua eventual concretização para tomar a decisão.

 

 


SAP, replicação USA e Índia, produção, férias, margem da GX4 e Law Enforcement

Outra importante medida em direção à Transformação Digital da Taurus foi a conversão do sistema SAP ECC para o SAP S/4HANA Private Cloud, utilizando a abordagem Redfield da Delaware Brasil, uma solução de migração com riscos reduzidos, altamente gerenciável e capaz de proporcionar a máxima continuidade das operações comerciais por meio de uma plataforma de ponta preparada para os próximos desafios digitais da empresa.

Todos esses novos sistemas, que ora estão sendo implantados na Taurus Brasil, serão também replicados na Taurus USA e na Taurus Índia, de modo que as três unidades fabris da empresa funcionem e possam ser geridas de igual modo e integradamente.

Em consequência de tantas novidades tecnológicas, não está previsto um aumento significativo de produção para este ano, a não ser que um fato novo sobrevenha, como uma grande licitação, por exemplo. Caso contrário, o foco será obter ganhos de produtividade e de margem, que tendem a ser expressivos.

Por falar em margem, o Diretor de Engenharia da Taurus, Leonardo Brum Sesti, comentou que a pistola GX4 tem margens "fora do padrão", o que é excelente, uma vez que ela está se tornando uma das armas mais vendidas e de maior sucesso da empresa. 

Um outro comentário do Diretor de Engenharia foi de que boa parte dos investimentos realizados no ano passado estão destinados também às licitações do mercado americano de Law Enforcement, uma nova e excelente oportunidade em que a Taurus está trabalhando ativamente com vistas a ampliar seus negócios nos EUA.

A propósito, foi dito também que a empresa antecipou a produção, de modo que as férias coletivas não tivessem impacto negativo na operação.

 

Outras tecnologias de ponta
A Taurus já lançou no Brasil, em caráter pioneiro no mundo, a versão da pistola GX4 com grafeno no polímero e está com estudos avançados para a utilização de nanopartículas de nióbio nas partes metálicas (MIM), em parceria com a Nione, empresa de nanotecnologia do Grupo Randon. Além disso, essa arma conta também com a tecnologia DLC (material que dá ao aço a resistência do diamante - diamond like carbon) e, em breve, contará ainda com o polímero de fibras longas.

A empresa negociou um contrato inédito de nacionalização da tecnologia de aplicação de DLC, que já era utilizada no cano da linha de pistolas microcompactas GX4 na fábrica da Taurus USA, sendo que os primeiros 1.000 canos brasileiros já estão sendo produzidos no Condomínio de Fornecedores, onde ficará a nova fábrica. O DLC consiste em um filme fino de carbono com características físico-químicas próximas ao diamante. É aplicado em superfícies metálicas para garantir novas propriedades, como altíssima resistência ao atrito e à corrosão.

Além disso, está sendo montada também uma parceria inédita de transferência de tecnologia com uma empresa norte-americana para desenvolver polímeros com fibras longas, material que proporciona maior resistência e robustez ao produto, além de baratear o custo final. Os engenheiros da Taurus já estão desenvolvendo um protótipo no Brasil para aplicação em carregadores de armas táticas.

Em síntese, tais tecnologias visam proporcionar maior resistência, robustez, leveza e durabilidade à arma, tornando-a também praticamente imune ao "câncer dos metais" (corrosão), qualidades estas que são muito valorizadas pelos mercados policiais e militares americanos e que, conforme a empresa, poderão se constituir em um diferencial imbatível nos EUA e no mundo.

 

 

 

Uma marca que cada vez mais ganha prêmios e outras distinções
O elevado padrão de qualidade, tecnologia e inovação que passou a caracterizar a Taurus, especialmente a partir de 2018, já recebeu diversas premiações nacionais e 38 prêmios internacionais, entre eles os mais importantes da indústria de armas dos Estados Unidos, como Handgun of the Year, Golden Bullseye, Editor’s Choice Award, NASGW-POMA Caliber e Best Value Handgun. A marca é detentora de sete prêmios concedidos pela NRA (National Rifle Association), uma das premiações de maior prestígio na indústria de armas de fogo nos Estados Unidos, e seus produtos foram eleitos 14 vezes como a arma do ano (Handgun of the Year).

 

Desde 2018, quando a competente equipe liderada pelo dinâmico e brilhante estrategista Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus, assumiu a condução da empresa e empreendeu o mais bem-sucedido turnaround da indústria brasileira neste século, a Taurus vem conquistando aproximadamente três grandes prêmios americanos a cada dois anos.

Em 2019, a pistola TX22 conquistou o prêmio Handgun of the Year 2019, da revista americana GUNS & AMMO, pelo seu design excepcional, desempenho confiável, diversas aplicações e baixo custo, sendo considerada a pistola calibre .22 LR mais avançada do mercado.

Em 2021, a pistola GX4 ganhou outros dois importantes prêmios do setor nos Estados Unidos: Melhor Nova Arma de 2021 e Melhor Novo Produto Geral na 5ª edição do NASGW-POMA Caliber Awards (Prêmios de Qualidade/Excelência).

Os mais recentes destaques, em 2022, foram o revólver 856 Executive Grade, que foi selecionado como Handgun Of The Year pela criteriosa e especializada equipe editorial do Shooting Illustrated, um dos jornais oficiais da NRA (National Rifle Association), e a plataforma de pistolas Taurus GX4 que ganhou o cobiçado prêmio Handgun of the Year 2022, da revista americana GUNS & AMMO.

 

A Taurus também se destacou em 2022 na quinta edição anual do prêmio Ballistic 's Best Guns Of The Year Awards, com a família de pistolas Taurus GX4 ganhando o prêmio Best Value Handgun, da revista Ballistic, nos Estados Unidos. A escolha dos editores para a premiação foi para a arma que oferece a melhor relação entre recursos oferecidos ao usuário e seu preço (melhor custo-benefício), e a família GX4 foi a seleção lógica nestes critérios.

Ainda no ano passado, a pistola TX22 Competition SCR, lançada em meados do ano, ganhou o prêmio Escolha do Editor no Teste de Arma de Mão de 2022 da conceituada publicação americana Field & Stream. Conforme afirmou o Editor Richard Mann: "De todas as armas de fogo rimfire que disparamos durante o F&S Handgun Test, esta pistola de tiro rápido da Taurus saiu no topo".

Além disso, os produtos Taurus são constantemente avaliados e destacados por especialistas em reviews publicadas nas principais fontes de notícias dos Estados Unidos para os consumidores do mais exigente mercado de armas do mundo. Apenas como um exemplo, em avaliação feita por Rob Reaser - autor e co-autor de vários livros sobre armas e também editor-chefe da Shoot On - principal fonte de notícias especializadas dos Estados Unidos - o conceituado especialista declarou que a GX4 é a micropistola mais precisa que a Shoot On já testou, e que a GX4 na versão T.O.R.O mantém o alto desempenho de sua versão standard.

 

Fonte: Indústria de Defesa-BR - WEB