12/04/2012
UNIDADE DO VALE DO SINOS SERÁ MODELO NO RIO GRANDE DO SUL
Novo Hamburgo - Criada há pouco mais de 30 dias, a Companhia de Operações Especiais (COE) - grupo de três pelotões de combate ao crime adotado pela Brigada Militar no Vale do Sinos - será modelo no Estado. A informação foi repassada na tarde de ontem pelo secretário adjunto da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul, Juarez Pinheiro, durante reunião com o titular do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Vale do Sinos, tenente-coronel Carlos Armindo Marques. Segundo Pinheiro, as estratégias usadas pelo CRPO serão analisadas e aplicadas em outras cidades da região metropolitana, como Alvorada, Viamão e Gravataí. “Queremos conhecer esta experiência, verificar como está sendo desenvolvida e aproveitar em outras regiões”, salienta Pinheiro. A visita, de acordo com secretário, foi motivada pela redução dos índices de homicídios. De acordo com o secretário, houve um surto de crimes nos primeiros 45 dias do ano e posteriormente uma redução considerável, principalmente após a implantação da COE, em 5 de março. Ele também parabenizou a atuação de Marques, que está no comando do CRPO há aproximadamente dois meses.
GRUPO JÁ PRENDEU 53 SUSPEITOS NA REGIÃO
Desde que foi criada, em 5 de março deste ano, a COE, composta por 90 policiais dos Pelotões de Operações Especiais (POE) de Novo Hamburgo, Sapiranga e São Leopoldo, já fez 14.479 abordagens a pessoas, a 4.155 a veículos e a 410 bares do Vale do Sinos.
Segundo o comandante da Companhia, tenente Valdir Silva da Cruz, no total, foram presas 53 pessoas, sendo 13 foragidos e procurados, além de traficantes de entorpecentes.
Também foram apreendidos 13 adolescentes e efetuados 70 termos circunstanciados. Os brigadianos também retiraram 17 armas das mãos de criminosos e interromperam as atividades de 67 máquinas caça-níqueis. “Se tem lugar onde o policiamento local não entra, precisa de um grupo maior”, salienta Cruz.
Conforme o tenente-coronel Carlos Armindo Marques, o grupo possui treinamento especial, realizado dentro do quartel, que envolve desde técnicas de abordagens em situações adversas a cursos de tiro com armas de fogo e taser.
A equipe, conforme Marques, tem agido em áreas de maior conflito como bairros Santo Afonso, Canudos e Roselândia, em Novo Hamburgo, e Feitoria, em São Leopoldo, além de ações específicas em várias cidades da abrangência do CRPO.
“Equilibrar a curva dos indicadores de violência já é algo difícil de se atingir, e o que temos aqui é mais do que isso, é uma redução nos crimes”, afirmou o secretário adjunto da SSP, Juarez Pinheiro.
http://www.jornalnh.com.br/policia/383702/unidade-do-vale-do-sinos-sera-modelo-no-rio-grande-do-sul.html