26/05/2008
POLÍCIA FEDERAL E ANIAM LANÇAM CAMPANHA DO RECADASTRAMENTO DE ARMAS
A Polícia Federal e a Associação Nacional da Indústria e Comércio de Armas e Munições (ANIAM) lançaram 9 de julho, em Brasília, a campanha do Recadastramento Nacional de Armas. De utilidade pública, a campanha pretende informar e esclarecer sobre a obrigatoriedade do recadastramento e as facilidades que a nova Lei 11.706/08 oferece a quem deseja exercer legalmente o direito de possuir uma arma. Compareceram ao evento, representantes da Polícia Federal (PF), dos ministérios da Justiça e da Defesa e parlamentares.
“Não adianta a gente lidar com a realidade virtual, que melhor seria não ter arma. Na realidade existem armas que têm de ser legalizadas, controladas e recadastradas”, disse o presidente da ANIAM, Antônio Marcos Moraes Barros. Ele recomenda, a todos que possuem uma arma de fogo, “que façam o recadastramento via internet (no site da PF), um processo extremamente facilitado e, vamos dizer, amigável ao proprietário da arma. Poderá também fazer o recadastramento através de uma ampla rede de lojas espalhadas pelo País todo, com imensa capilaridade, com funcionários treinados e preparados para isso”.
Para o diretor geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, a campanha é importante por gerar mais segurança para a sociedade. Ele também falou sobre o valor do trabalho feito em conjunto pela iniciativa privada e o Estado a fim de controlar as armas em poder dos cidadãos: “Nessa relação com a indústria das armas no Brasil, é importante a proximidade entre a iniciativa privada e o Estado, trabalhando lado a lado neste processo de controle de estoque de armas em circulação, que transfere sensação de segurança para a população”.