Aniam

Notícias

Único brasileiro do tiro esportivo, Alexandre Galgani mira pódio paralímpico em Tóquio

Publicado em: 23/08/2021

O tiro esportivo brasileiro quer a medalha inédita nos Jogos Paralímpicos. O atleta Alexandre Galgani, de 38 anos, é o único brasileiro da modalidade na competição.

Junto do atirador, o coordenador técnico James Neto e o staff Edson Kleber estavam entre os dias 12 e 20 de agosto realizando os últimos ajustes técnicos no Rio de Janeiro, antes das disputas no Japão.

"Por conta da pandemia da covid-19, os campeonatos foram cancelados. Fiquei quase dois anos sem disputar uma prova com atletas de alto nível e isto faz falta, mas mantive o ritmo de treinamento na minha casa", contou o atirador, que participa pela segunda vez de uma edição nos Jogos Paralímpicos.

Na bagagem para Tóquio, o atleta leva resultados expressivos, como as duas pratas conquistadas em eventos internacionais: uma na etapa de Al Ain da Copa Mundo, nos Emirados Árabes Unidos em 2019, e outra no Parapan de Lima do mesmo ano. Para a viagem de volta, o atirador deseja retornar para Sumaré, interior de São Paulo, com a tão sonhada medalha paralímpica.

"O mais legal do tiro esportivo é que não tem um atleta favorito. Todos que vão participar dos Jogos de Tóquio têm condições de conquistar um pódio. Eu sou o meu principal adversário. Se eu conseguir me concentrar do jeito que estou treinando, tenho muita chance de chegar às finais das três prova", destacou Galgani.

"Só depende de mim. Vou dar o meu melhor para me classificar à etapa final e terminar no pódio. Este é o meu maior sonho. Eu me sinto muito preparado para a competição e acho que tenho condições de voltar com uma medalha", finalizou o atleta.

Alexandre Galgani na conquista da medalha de prata no Parapan-Americano de Lima em 2019. (Foto: Divulgação/Washington Alves/CPB)

No Rio-2016, Galgani terminou a prova R4 (carabina de ar de pé 10m SH2) em 18º lugar. A estreia do atleta em Tóquio-2020 será dia 30 de agosto. Ele também compete nos dias 1 e 4 de setembro, com as provas no R5 (carabina de deitado 10m SH2) e no R9 (carabina de deitado 50m SH2), respectivamente.

Fonte: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/gazeta-esportiva/2021/08/23/unico-brasileiro-do-tiro-esportivo-alexandre-galgani-mira-podio-paralimpico-em-toquio.htm

Fonte: UOL-BR - WEB