Aniam

Notícias

Tiro Esportivo modalidade oferecida no Clube de Tiros Black Bull

Publicado em: 26/09/2022

O Tiro Esportivo é um dos esportes mais amados, por quem ama acertar o alvo com arma de fogo. Você já ouviu falar no Tiro ao Prato? Um disco é lançado ao céu e o atirador precisa acertá-lo no ar, parece fácil, mas não é. É preciso ter boa mira, saber manusear e ter prática com a arma.

O Tiro ao Prato é um esporte olímpico e antigo, dos tempos que a caçada era permitida, e ao invés de discos, o alvo era as aves.

O Clube de Tiro Black Bull, localizado na Fazenda Lagoa no município de Altos, 41 km de Teresina, oferece cursos particulares aos que buscam iniciar nessa modalidade, além de outras. O local está aberto para quem quiser conhecer o esporte, os atletas e quem sabe se tornar um atirador.

O instrutor Hugo Morilla Coelho, destaca que o Tiro ao Prato é mais barato do que tiro de Handgun, ou seja, de arma curta. Ele afirma que após possuir o Certificado de Registro (CR), o atirador pode comprar munição diretamente na fábrica e com a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), por um valor bem mais acessível.

“O Tiro ao Prato ele é tiro que acaba saindo, às vezes até mais barato do que o tiro de handgun, de Arma Curta, por conta de que o Tiro ao Prato por ser um tiro olímpico, ele tem isenção fiscal na compra de munição. Então, você consegue comprar diretamente da fábrica, depois que você já tirou o CR, já é um atirador, você compra direto da CBC num preço bem mais acessível a munição do Tiro ao Prato, que mesmo você juntando o valor do prato com o valor que vai pagar para fazer uma rodada de tiro, a munição sai praticamente o mesmo preço, se não até mais barato do que atirar de pistola curta”, explicou.

O profissional frisa que as armas utilizadas para a prática esportiva é a Espingarda Calibre 12 e Espingarda Calibre 20. “No tiro ao prato você pode usar dois tipos de armas diferentes. O mais usual é usar a calibre 12, mas tem gente que usa o calibre 20”, esclareceu.

O atirador explica que o primeiro passo para praticar o Tiro no Prato, o iniciante deverá comparecer ao Exército Brasileiro e solicitar o seu CR, quando tiver em mãos, poderá solicitar o pedido de arma, e logo após, deve pedir uma guia de trânsito para se deslocar de sua residência, para o clube de tiro.

"No caso você quer praticar a modalidade de Tiro ao Prato, você vai apostilar no seu CR de atividade atirador desportivo. Quando tiver esse CR em mãos, você vai fazer o pedido da sua arma, no caso for Tiro ao Prato, vai fazer o pedido de uma Espingarda calibre 12, depois que fizer o pedido de compra, vai registra a ata no seu nome, depois que arma tiver registrada, você vai tirar uma guia de trânsito para poder sair de casa e vir ao clube, depois de tudo isso, pode entrar em contato diretamente como o fabricante que no nosso caso, nós temos a Companhia Brasileira de Cartuchos, e comprar munição diretamente deles com o preço mais acessível”, destacou o instrutor Hugo.

https://www.teresinadiario.com/noticia/49052/teresina/esportes/tiro-esportivo-modalidade-oferecida-no-clube-de-tiros-black-bull.html

Fonte: Teresina Diário-PI - WEB