Aniam

Notícias

Taurus lança a primeira linha de facas do mundo com acabamento em Cerakote® Graphene

Publicado em: 05/10/2023

 


*LRCA Defense Consulting - 05/10/2023 (atualizado em 06/10 às 20h27)

A Cutelaria é uma arte que acompanha a humanidade. Estima-se que as primeiras lâminas tenham sido produzidas há mais de 8 mil anos. No passado, muito utilizadas para a subsistência, as facas são, atualmente, um objeto de desejo. Seja para o dia a dia, seja para o exercício de um hobby, que pode ser a pescaria, a culinária ou a caça, ter uma faca que combine com a atividade e personalidade é motivo de satisfação e orgulho.

Com esse conceito, a TAURUS, maior vendedora de armas leves do mundo, em parceria com o renomado cuteleiro Sandro Boeck, vencedor do reality show "Desafio sob Fogo Brasil e América Latina" em 2020, desenvolveu a Cutelaria Taurus, com uma linha de facas exclusivas e personalizadas.

A coleção é, inicialmente, composta por cinco modelos: TX, Família G, GX4, Tática e Executive Grade. Produzida com tecnologias inovadoras, esta é a primeira linha de facas do mundo com acabamento em Cerakote® Graphene.

Faca TX

A TX é uma faca de bolso, ideal para o porte velado, produzida em Aço Carbono 1070 com lâmina microjateada e fosfatizada, conferindo aspecto mais fosco. Possui cabo celeron grafitado, anatômico e texturizado, mantendo resistência às intempéries e garantindo segurança no manuseio, mesmo com luvas, além de bainha em couro bovino na cor preta com clip metálico. Seu comprimento total é de 157 mm, com comprimento de lâmina de 70 mm e espessura de 3 mm.

Faca Família G

A faca família G é um modelo feito também em Aço Carbono 1070, com lâmina microjateada e fosfatizada. Seu design é inspirado na série de pistolas Taurus G, sendo extremamente versátil e segura para manuseio. Possui perfil mais reto, que possibilita mais agilidade no movimento e velocidade no uso, além de ser produzida em uma peça só de aço, com guarda integral e avanço do dedo em segunda posição, garantindo segurança no ataque e na defesa. Conta com grip superior que dificulta o deslize do polegar, para evitar que escorregue mesmo com luvas. O cabo com talas em madeira lembra o design da empunhadura das pistolas da série G. Tem bainha em couro bovino na cor preta com passador de cinto em duas posições. Seu comprimento total é de 230mm, com comprimento de lâmina de 110 mm e espessura de 3 mm.

Faca GX4

Já a GX4 é a primeira faca do mundo com acabamento da lâmina em Cerakote® Graphene. É produzida em Aço 1070 com lâmina microjateada e falso fio elevado que serve para apoiar o polegar em cortes mais severos. Possui passador de clip, para segurança no manuseio em locais onde existe a possibilidade de extraviar a ferramenta. Seu cabo é em madeira com zigrinado, inspirado na pistola Taurus, assegurando o grip mesmo com as mãos molhadas ou com uso de luvas, garantindo mais segurança ao manusear a faca. Tem bainha em couro bovino na cor preta com passador de cinto em duas posições. Seu comprimento total é de 287 mm, com comprimento de lâmina de 160 mm e espessura de 4 mm.

Faca Tática

A faca Tática é produzida em Aço Carbono 1070 com lâmina microjateada e fosfatizada. Seu design é inspirado na faca de combate rápido e no fuzil T4, possibilitando maior agilidade no movimento e velocidade no uso. Possui guarda integral com avanço do dedo em segunda posição, garantindo segurança no ataque e na defesa, passador de fiel adiantado, além de cabo em madeira de lei, com sulcos inspirados no fuzil T4 da Taurus. Seu comprimento total é de 320 mm, com comprimento de lâmina de 180 mm e espessura de 450 mm.

Faca Executive Grade

A faca Executive Grade é inspirada na linha de mesmo nome da Taurus e foi projetada visando funcionalidade, beleza e robustez. Possui construção Hidden Tang (espiga escondida com guarda montada), com lâmina e guarda em Aço Damasco com mais de 130 camadas em Aço 1080 e 15N20. Suas linhas têm fluidez e personalidade para acompanhar em todos os locais, do mais aventureiro ao mais clássico. Tem cabo em madeira radica de imbuia exclusive grade. Seu comprimento total é de 320 mm, com comprimento de lâmina de 180 mm e espessura de 6 mm.

Para mais informações sobre os produtos, acesse https://shoptaurusbr.com.br/cutelaria/

 Sobre a Taurus
A Taurus é uma Empresa Estratégica de Defesa e integrante da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira, com 83 anos de história. Sediada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e com mais duas unidades produtivas, uma em Bainbridge, na Geórgia (EUA), e outra no estado de Haryana, na Índia, possui um completo portfólio de produtos composto por revólveres, pistolas, armas táticas e armas longas esportivas, atendendo aos mercados civil, militar e policial no Brasil e em mais de 100 países. 

A empresa investe em pesquisa e desenvolvimento, possuindo parcerias com renomadas instituições de ensino, além de contar com um Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil/Estados Unidos (CITE). Já recebeu dezenas de prêmios em reconhecimento pelo seu elevado padrão de qualidade e inovação, como o "Handgun of the Year", considerada a premiação mais importante da indústria de armas dos Estados Unidos. 

O pioneirismo está entre as qualidades que a levaram a ocupar um lugar de destaque na indústria mundial. Exemplo disso é a revolucionária tecnologia de utilização do grafeno na produção de armas, desenvolvida pela Taurus no Brasil para o resto do mundo. A empresa segue desenvolvendo projetos pioneiros, contemplando o novo ciclo tecnológico de materiais inéditos utilizados na fabricação de armamentos, como o Nióbio, o DLC (Diamond Like Carbon) e o Polímero de Fibras Longas, adicionando ao seu portfólio armas cada vez mais leves e resistentes. 

A Taurus é pioneira na área de segurança e defesa no mundo a adotar a pauta ESG e a divulgar um Relatório de Sustentabilidade, visando trazer impactos positivos para a sociedade, para o meio ambiente e para os negócios. 

É a líder mundial na fabricação de revólveres e uma das maiores produtoras de pistolas do mundo, além de ser a maior vendedora de armas leves no mundo e a marca mais importada no exigente e competitivo mercado dos Estados Unidos.

Sobre a Facas Boeck
A empresa Facas Boeck produz e desenvolve facas, que se diferenciam principalmente pela excelente qualidade, nos mais variados materiais (Aço Carbono, Aço Inox, San Mai, Damasco, Damasco Inox, entre outros), destacando o acabamento e a afiação precisa. 

Além de proporcionar aos consumidores a satisfação no seu uso, as Facas Boeck são verdadeiras obras de arte, objetos exclusivos para coleção. A marca iniciou sua trajetória no ramo em 2018, através da realização do projeto empreendedor do renomado cuteleiro Sandro Boeck. 

Sandro Boeck iniciou sua carreira na cutelaria brasileira no ano 2006, após um curso com o expoente da cutelaria nacional Luciano Dornelles, desenvolvendo o seu estilo próprio, mantendo a qualidade e a personalização em todas as suas criações. No ano seguinte, participou do primeiro evento de cutelaria no Rio Grande do Sul, a 1ª Feira de Nova Petrópolis, e foi premiado como “Melhor Iniciante”, sendo o primeiro reconhecimento de muitos. Atualmente, coleciona mais de 40 prêmios nacionais e internacionais. 

Desde 2015, obteve importantes certificações, entre elas a Journeyman Smith pela American Bladesmith Socienty, Maestro pela Corporazione Italiana Coltellinai – Milão, Mestre Cuteleiro da Associação Gaúcha de Cutelaria (AGC), e vem desempenhando a função de Juiz em feiras de cutelaria no Brasil e Argentina. 

Em 2019, Sandro Boeck participou das quatro provas de pré-seleção do reality Desafio sob Fogo Brasil & América Latina, do History Channel, se classificando para representar o País, juntamente com mais três brasileiros, e consagrou-se campeão do programa na edição de 2020.

 

Fonte: LRCA: Taurus lança a primeira linha de facas do mundo com acabamento em Cerakote® Graphene (lrcadefenseconsulting.com)

Fonte: Indústria de Defesa-BR - WEB