Aniam

Notícias

Taurus e Randon se unem em parcerias por nióbio e automação

Publicado em: 23/11/2022

*LRCA Defense Consulting - 23/11/2022

No início de julho deste ano, a Taurus Armas S.A. lançou  a pistola microcompacta GX4 Graphene, fato que está revolucionando o mercado de armas leves e evidenciando o Brasil como pioneiro nesta inovação. A GX4 Graphene inaugurou uma série de lançamentos de armas com esta tecnologia, sendo que os próximos são as pistolas TS9 e TS9c.

Componentes injetados e tratamento superficial com grafeno
A GX4 Graphene e as demais armas que serão lançadas possuem componentes injetados com grafeno e revestimento exclusivo em Cerakote Graphene, tecnologia exclusiva da Taurus, que traz muito mais resistência e durabilidade para o armamento. Entre os benefícios, o grafeno proporciona ao produto menor desgaste, maior proteção contra corrosão, dissipação de calor mais rápida (necessária por conta do disparo da munição), melhor hidrofocidade e propriedade anti-fingerprint, que reduz as impressões de manuseio.

De acordo com Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus, o lançamento marcou o início de uma nova geração de pistolas. “A GX4 Graphene é a primeira arma do mundo com grafeno na composição de seus componentes injetados e no tratamento superficial das peças metálicas. Essa revolucionária e disruptiva tecnologia, desenvolvida pela Taurus, é um marco na história, especialmente porque é o início da 3ª geração de pistolas. No começo, as pistolas eram produzidas na versão metálica (1ª geração) e, a partir da década de 80, em polímero (2ª geração). Produzir com grafeno é um grande avanço tecnológico para a indústria global de armamentos e para o nosso país”, afirmou Nuhs.

Partes metálicas com nióbio em parceria com a Nione
Assim, após ser pioneira mundial na produção de armas leves contendo grafeno no polímero e no revestimento (neste, juntamente com o Cerakote), a Taurus Armas trabalha agora em mais uma tecnologia disruptiva totalmente brasileira: a adição de nióbio nas partes metálicas.

O objetivo é tornar essas partes mais duráveis e resistentes, tornando-as praticamente imune à corrosão (conhecida como "câncer dos metais"),  além de mais flexíveis e leves, potencializando ainda outras de suas propriedades físico-químicas.

Para tanto, em agosto deste ano foi assinada uma parceria com a Nione, uma nova e revolucionária empresa de nanotecnologia integrante do Grupo Randon, 100% nacional. Nessa parceria, a Nione trabalha em conjunto com o Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil – Estados Unidos (CITE) da Taurus no desenvolvimento da nova e disruptiva tecnologia totalmente brasileira, com patente requerida pela Fras-le e com potencial de aplicação em escala global. 

O processo de obtenção de nanopartículas de nióbio em larga escala é inédito no mercado mundial e chegou com o propósito de gerar novas oportunidades para diferentes setores da indústria de transformação, incluindo a produção de armamentos.

DLC e polímeros de fibras longas
Além dessas revolucionárias tecnologias totalmente nacionais, a Taurus também está negociando um contrato inédito de nacionalização da tecnologia de aplicação de DLC (Diamond Like Carbon), que hoje já é utilizada no cano da pistola GX4 na fábrica da empresa nos EUA e, em breve, estará disponível para a Taurus no Brasil. Além disso, está sendo montada ainda uma parceria inédita de transferência de tecnologia com uma empresa norte-americana para desenvolver polímeros com fibras longas, material que também proporciona maior resistência e robustez ao produto.

Qualidades únicas no mundo: diferencial imbatível
Em síntese, as revolucionárias tecnologias de adição de grafeno às partes injetadas e de nióbio às metálicas, bem como o uso de DLC e de polímeros de fibras longas, visam proporcionar uma inédita resistência, robustez, leveza e durabilidade às armas, tornando-as também praticamente imunes à corrosão.

Tais qualidades, únicas no mundo, poderão se constituir em um diferencial imbatível nos EUA e no restante do planeta, especialmente em licitações internacionais para os mercados militar e de segurança.

Parceria com a Auttom: automação e Indústria 4.0
No entanto, a parceria da Taurus com o Grupo Randon vai além das nanopartículas de nióbio com a Nione, estendendo-se também à automação fornecida pela Autton, passo decisivo para chegar ao seu grande objetivo: tornar-se uma Indústria 4.0.

Como parte da Randon Tech Solutions – RTS Industry, unidade de aceleração e desenvolvimento de automação das Empresas Randon, a Auttom é o maior fabricante de soluções robotizadas na região Sul do país, desenvolvendo e fabricando soluções para células robotizadas, automação de processos, máquinas, dispositivos e ferramentaria industrial.  A Auttom também atua na prestação de serviços técnicos de engenharia e assessoria em automação industrial, além da comercialização de peças e componentes para esse segmento.  

Em outubro do ano passado, Taurus e Auttom fecharam uma parceria nesse sentido, quando a primeira adquiriu ainda uma Célula Robotizada para Usinagem do Ferrolho, que consiste em uma linha de produção totalmente automatizada, conforme o engenheiro de vendas da Auttom, Aidro Vieira.

Direcionada aos conceitos da Indústria 4.0, o projeto permite controle de qualidade, de rastreabilidade e de produtividade, assim como de diversas variáveis do processo. “Essa movimentação irá manter qualidade e padronização, já que se trata de um produto específico. A Auttom tem esse cuidado em fornecer soluções personalizadas conforme as necessidades do cliente”, conclui Vieira.

De acordo com o diretor de engenharia e qualidade da Taurus, Leonardo Brum Sesti, a Taurus é uma empresa 100% voltada para a inovação. “A nossa empresa está sempre investindo em eficiência para manter competitividade e tecnologia. Encontramos na Auttom uma empresa bem estruturada para transformar nossos processos manuais em autônomos”, afirma Sesti.

CÉLULA ROBOTIZADA PARA AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE USINAGEM - Robôs  Industriais - Automação e Robótica

https://www.lrcadefenseconsulting.com/2022/11/taurus-e-randon-se-unem-em-parcerias.html

Fonte: Indústria de Defesa-BR - WEB