Aniam

Notícias

Município reforça segurança pública e anuncia concursos para contratar mais agentes

Publicado em: 18/01/2023

Embora a segurança pública seja uma responsabilidade do Estado, o governo municipal tem assumido um papel importante na proteção à comunidade e aos bens públicos e também no combate à criminalidade graças aos serviços da Guarda Municipal, criada em 2017. 

Somente no ano passado, a GM atendeu 5.125 ocorrências, apreendeu 500 quilos de drogas ilícitas, deteve 817 pessoas, apreendeu 15 armas de fogo, recuperou 194 veículos e cumpriu 72 mandados de prisão. A atuação dos servidores tem se provado a cada dia um braço forte na área da segurança pública do Município e estratégica nas ações anticrime.  

E para reforçar ainda mais esse trabalho, a GM recebeu nesta quarta-feira (18), durante a Escola de Governo da Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, a quantidade de 50 pistolas taurus.40 para o combate aos criminosos. “Estamos preparados para evitar problemas. Vamos agir com pulso firme. Queremos uma cidade de paz, aqui não é lugar de bandido. Quem quiser trabalhar, aqui tem empregos, tem oportunidades”, declara o prefeito Leonaldo Paranhos. 

Durante o evento, também foi anunciado o concurso para a contratação de 120 guardas civis patrimoniais para ampliar o quadro de servidores que protegem o patrimônio cascavelense. O certame está previsto para ser aberto em fevereiro. O concurso para agentes da GM também já está em trâmites e logo deverá ser publicado. 

Um passo importante também foi dado em relação à valorização dos profissionais que atuam na segurança pública da cidade, com assinatura do decreto que reconhece o período de pandemia para contabilizar no quinquênio. Além disso, a Secretaria de Planejamento e Gestão de comprometeu em viabilizar o plano de cargos e carreiras da GM. “Isso tudo faz com que eles tenham condições para prestar esse serviço para a população”, pontua Paranhos. 

 
A Guarda Municipal tem trabalhos em todas as regiões de Cascavel, inclusive nos distritos, com a patrulha rural. Há ainda a Patrulha Ambiental, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Amiga, Setor de Inteligência, Central de Videomonitoramento e todo o trabalho preventivo com operações. Em 2022, foram 1.054.236 quilômetros rodados pela GM para atender toda a cidade. 

O secretário de Segurança Pública, Pedro Fernandes, reconhece que a GM já alcançou vários avanços, como a reposição salarial, novas viaturas e a implantação de escala 24hX72h. “É possível perceber que houve uma mudança de administração, graças a essa intervenção o guarda está desenvolvendo o trabalho para a comunidade. Nós temos vários projetos em andamento. Temos um sonho da aquisição da base da guarda, aquisição do nosso estande de tiro e de um grupo especial. Essas são metas para 2023, se o orçamento permitir”, detalha doutor Pedro Fernandes. Sobre o orçamento, os investimentos só avançaram: em 2021 eram R$ 14 milhões, já no ano passado a pasta trabalhou com R$ 26 milhões. 

A atuação dos servidores tem se provado a cada dia um braço forte na área da segurança pública do Município e estratégica nas ações. A população pode acionar a GM pelo telefone 153.

https://cgn.inf.br/noticia/1032380/municipio-reforca-seguranca-publica-e-anuncia-concursos-para-contratar-mais-agentes

Fonte: CGN-PR - WEB