Aniam

Notícias

Guarda Municipal de Novo Hamburgo vai adquirir 50 novas pistolas

Publicado em: 16/11/2022

A partir do ano que vem, a Guarda Municipal de Novo Hamburgo passará a contar com um reforço no armamento. A corporação vai adquirir cinquenta novas pistolas e munições. Um boletim de informações publicado nessa quarta-feira (16), traz duas solicitações para compra de armas e munições para o órgão de segurança.

Uma das solicitações prevê a compra de 50 pistolas 9 milímetros, modelo ts9, fabricadas pela Taurus. O valor total é de R$ 300 mil. A outra é para aquisição de seis mil munições do mesmo calibre junto à Companhia Brasileira de Cartuchos, no total de R$ 28 mil.

De acordo com o secretário de Segurança, o general Roberto Jungthon, o objetivo é equilibrar as quantidades de armamento e agentes na corporação. “Temos um quantitativo de pistolas menor que o efetivo, então estamos promovendo um equilíbrio. A ideia é equilibrar o efetivo com número de pistolas. E ainda temos revolveres. Queremos harmonizar a instrução, o que nos facilitaria bastante, mas esse é um processo que vai demorar algum tempo”, explica.

De acordo com o secretário, em função do déficit de armamento é necessário fazer rodízio. O agente que encerra o turno precisa devolver o armamento para seu colega que assume o posto. Em alguns casos, de acordo com o secretário, isso gera a necessidade de deslocamentos, que poderão ser evitados se houver uma arma para cada agente habilitado.

Serão adquiridos dois modelos diferentes de munição, um para uso comum e outro, mais barato, que é específico para treinamento. A compra é feita sem exigência de licitação, pois os fornecedores possuem carta de exclusividade.

Para o ano que vem

As novas armas passarão a ser utilizadas apenas no ano que vem. O processo ainda depende de algumas etapas.

Após a liberação para a compra, a Prefeitura faz o empenho e a encomenda e os fabricantes têm um período para fazer a entrega. Quando os equipamentos chegarem à Guarda, é necessário promover o treinamento dos agentes, o que deve levar cerca de um mês, de acordo com Jungthon.

“Toda vez que temos um equipamento novo, seja um rádio, veículo, dependendo das características, armamento ou aplicativo, o pessoal sempre passa por treinamento", explica Jungthon. Além da capacitação, os agentes dotados de armas precisam dar ao menos 50 tiros por ano.

Mais de 200 agentes

Atualmente, a Guarda conta com 209 agentes e 126 armas de fogo. Só não estão habilitados para uso de armamento os agentes que não conseguiram concluir o processo, por não terem sido aprovados no teste psicológico ou na capacitação técnica.

A corporação completou 30 anos de existência em março de 2022. Da primeira turma de agentes, cerca de 57 seguem na atividade e muitos têm a possibilidade de se aposentar em breve.

https://www.jornalnh.com.br/noticias/novo_hamburgo/2022/11/16/guarda-municipal-de-novo-hamburgo-vai-adquirir-50-novas-pistolas.html


Fonte: Jornal NH-RS - WEB