Aniam

Notícias

Em inovação pioneira no mundo, Taurus já produz composto MIM para fabricar seus produtos

Publicado em: 08/10/2023

Terceiro forno contínuo da Taurus com a tecnologia MIM

 

Salesio Nuhs, Presidente e CEO Global da Taurus Armas S.A. - multinacional brasileira líder em vendas de armas no mundo, revelou a esta editoria que sua empresa já está fabricando 25% de todo o composto MIM (Metal Injection Molding - Moldagem por Injeção de Metal) que necessita para produzir as peças em polímero de suas armas e acessórios.

O fato é significativo na medida em que possibilita a verticalização do processo produtivo, gera uma economia de custos também na ordem de 25% e está tornando a empresa independente de fornecedores estrangeiros desse material.

Como só duas empresas no mundo produzem o composto para injeção de metal, os engenheiros do CITE - Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia BR/EUA da empresa desenvolveram uma fórmula interna, viabilizando a injeção de metal (MIM) com 25% do composto produzido pela própria fábrica, inclusive com a adição de grafeno. A Taurus está agora finalizando as pesquisas para a introdução do nióbio nesse produto, já tendo injetado com sucesso as peças pioneiras.

Somente duas fábricas de armas tem a tecnologia Metal Injection Molding (MIM) no mundo e a Taurus é a única abaixo do Equador.

Em uma arma, estão presentes cerca de 14 peças de MIM e a empresa, hoje, fabrica mais de 110 mil dessas peças por dia. A unidade fabril de São Leopoldo (RS) é a responsável pela distribuição de peças MIM para todas as unidades produtivas (Brasil, EUA, Índia e, provavelmente, Arábia Saudita).

Salesio Nuhs assim se referiu ao comentar sobre novos produtos e processos: "A Taurus investe forte em desenvolvimento de produtos e processos. Para cada produto novo, você tem que agregar valor para que o cliente perceba valor nele e tem que investir num processo para fabricá-lo, para que no final das contas, você consiga produzir esse produto mais barato e com valor agregado maior. Essa é a diferença na margem de contribuição dos produtos".

Taurus é maior empresa com tecnologia MIM no Hemisfério Sul
Em 2021, a Taurus Armas adquiriu o mais moderno e atualizado equipamento para processamento MIM. Fabricado pela empresa alemã Cremer Thermoprozessanlagen GmbH - líder mundial em fornos contínuos de debinding e sinterização - o MIM Master NEO XL é a mais recente tecnologia da Cremer para a produção em larga escala de peças metálicas complexas com alta produtividade e significativa redução de custos de energia e operação.

MIM Master NEO XL
 

 

Em julho de 2022,  a Taurus iniciou a operação de seu terceiro forno contínuo na unidade MIM na planta de São Leopoldo (RS). O novo equipamento possibilitou um significativo aumento da capacidade de produção de peças com a tecnologia MIM pela companhia, passando de 80 mil peças/dia para mais de 110 mil peças/dia.

A implementação do projeto do forno - da proposta à instalação - durou cerca de um ano, com investimentos da ordem de R$ 5 milhões. Com a aquisição, a Taurus se consolidou no ranking mundial das 10 maiores empresas com a tecnologia MIM e se tornou a maior no Hemisfério Sul.

Esse investimento, combinado com os demais realizados nessa tecnologia, possibilitou um aumento de 130% na capacidade total de produção de peças MIM de alta qualidade, garantindo os planos de crescimento da Taurus no Brasil e no mundo.

O objetivo é que os equipamentos operem 24 horas nos 365 dias do ano, aumentando a flexibilidade e capacidade de produção de armas e componentes pela Taurus.

Tecnologia MIM - Metal Injection Molding
A tecnologia MIM permitiu a produção de peças de geometria complexa, com baixo custo e alto volume, dispensando a necessidade de fornecedores externos utilizados pela maioria dos fabricantes de armas, com grande vantagem sobre processos tradicionais, como microfusão e usinagem. Esta tecnologia de alta performance une a resistência mecânica dos metais com a versatilidade de forma dos polímeros, a partir da injeção dos componentes, com posterior processo térmico de remoção dos polímeros e sinterização.

 

Assim, o MIM combina dois processos comprovados: moldagem por injeção de plástico e sinterização de alta densidade. O processo molda a liga metálica como se fosse plástico e, com o avanço da tecnologia, foi realmente refinado ao ponto de as peças poderem ser fabricadas de forma rentável utilizando os aços de alta qualidade atuais.
 
O processo MIM é ideal para a produção de componentes metálicos relativamente pequenos (de 1 a 50 gramas), de formato complexo, com tolerância restrita, alta resistência e muito bons requisitos de acabamento superficial, haja vista que as diversas partes precisam ser fortes o suficiente para suportar as pressões que se desenvolvem ao disparar uma arma.
 
Muitas peças pequenas e complexas não podem ser produzidas usando usinagem tradicional; ou, se puderem ser usinadas, o processo será tão extenso que se tornará proibitivamente caro. Outras peças podem ser fundidas, mas requerem operações secundárias, como usinagem para adicionar recursos e polimento para melhorar o acabamento superficial. O processo MIM, entretanto, oferece grande flexibilidade em termos de design, formato e recursos da peça. As peças MIM têm formato quase final sem exigir operações secundárias.
 
Uma outra grande vantagem na utilização desta tecnologia é que o processo MIM não se aplica apenas aos aços, permitindo uma ampla seleção de ligas metálicas, incluindo aço inoxidável, aços-liga, aços para ferramentas, latão, cobre, titânio, tungstênio, cerâmica e muitas ligas especiais, como o aço inoxidável sem níquel ASTM F17 e, mais recentemente, ligas com grafeno e nióbio, ambas desenvolvidas pela Taurus e seus parceiros.
 
 
Forte: LRCA: Em inovação pioneira no mundo, Taurus já produz composto MIM para fabricar seus produtos (lrcadefenseconsulting.com)

Fonte: LRCA Consulting-BR - WEB