Aniam

Notícias

Companhia Brasileira de Cartuchos realiza 1ª Conferência Internacional de Balística

Publicado em: 08/12/2023

A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) realiza a 1ª Conferência Internacional de Balística CBC, do dia 6 a 8 de dezembro de 2023, em sua unidade fabril em Ribeirão Pires (SP).

Serão três dias intensos de palestras e clínicas de produtos, onde os participantes convidados terão a oportunidade de presenciar testes comparativos, demonstrações balísticas, experimentação de armamentos e munições, além de conhecerem o maior e mais moderno complexo industrial na fabricação de munições de armas curtas do mundo.

O evento, que marcará também a inauguração do novo espaço multiuso da CBC, é a primeira e maior conferência de balística em território nacional e contará com a presença de mais de 150 convidados, agentes de segurança pública (Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, SENAPPEN, Polícia Legislativa, Polícia Científica, Sistema Penitenciário e Guardas Municipais), além de integrantes das Forças Armadas, da ABIN e de Tribunais.

Além disso, será promovida uma exclusiva experiência de tiro, com duas horas nas linhas de tiro para experimentação de 16 modelos de armas e várias configurações de munições, incluindo os lançamentos CBC e Taurus.

 

A conferência conta com diversas palestras, confira abaixo os temas e palestrantes:

· Balística – Luiz Gaspar R. Mariz (policial civil do Distrito Federal);

· Processos de fabricação, controle de qualidade e desenvolvimentos de produtos – Oldemar Alves (gerente geral de Engenharia da CBC);  

· Balística Interna e Externa – Paulo Elias Bedran Júnior (agente de Polícia Federal);

· Balística Terminal – Sérgio Fabrício Maniglia (Doc. Maniglia – investigador de Polícia do Grupo Tigre PCPR);

· Novo calibre .38TPC – Vicente Ancona (investigador de Polícia do GER PCSP). Nesta palestra, será apresentado o novo calibre desenvolvido pela Taurus em parceria com a CBC, com a demonstração de resultados de testes de desempenho;

· Planejamento Estratégico e Autorização de Compras de PCE (Produtos Controlados pelo Exército) – Tenente Coronel Roberto Menezes de Oliveira (coordenador de Comércio Exterior, Comércio Nacional e Indústria da DFPC – Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro).

Além de clínicas ministradas por renomados especialistas:

• Comparativo de Munições de Rifles – Clínica de Doc. Maniglia (Polícia Civil do Paraná). Serão apresentadas as diferenças operacionais entre calibres de rifles (5,56x45mm / .223 Rem / 7,62x51mm / .308 Win / 300BLK / 6,5 Creedmor) e suas aplicações.

• Normas e Especificações – Clínica de Oldemar Alves (gerente geral de Engenharia da CBC). Serão apresentadas informações sobre as diferentes normas internacionais para produção de munições, assim como a norma CBC, protocolos de testes, controles de qualidade, auditoria final e visita ao laboratório balístico.

• Protocolo do FBI – Clínica de Dr. João da Cunha Neto (Polícia Civil de Santa Catarina). Serão realizados testes sob o protocolo do FBI com diferentes munições operacionais CBC, com demonstração dos resultados.

• GA 12: Espingardas e Cartuchos – Clínica de Bruno Sales (Polícia Militar do Paraná). Serão realizados testes com diferentes cartuchos calibre 12 CBC em espingarda com sistema Pump Action.

• Sniper – Clínica do Agente de Polícia Federal Marcel Pellegrini (COT – Comando de Operações Táticas) e Cb. Marcos Sibinelli (Polícia Militar de São Paulo). Conceitos e fundamentos sobre munições e armamentos Snipers, apresentação do novo fuzil de precisão CBC Ranger PRO e comparativo entre as soluções Sniper do portifólio CBC.

• Munições Frangíveis Sinterfire/CBC – Clínica de Brandon Graves (CEO da Sinterfire). Apresentação das novas munições frangíveis CBC, tecnologia exclusiva da nova empresa do grupo CBC.

Haverá também na 1ª Conferência Internacional de Balística CBC visitação às fábricas de componentes e de munições, ferramentaria e de máquinas, no complexo industrial da Companhia em Ribeirão Pires (SP).

“Líder mundial em munições e tradicional fabricante de armas longas, a CBC é uma empresa em constante evolução, que domina a tecnologia de ponta empregada em sua área de atuação, e oferece aos seus clientes produtos com desempenho e qualidade internacionalmente reconhecidos. Esta conferência é uma iniciativa inédita no setor e tem como propósito o compartilhamento de informações técnicas e a troca de experiências. Serão dias exclusivos de confraternização e networking”, afirma Paulo Ricardo Gomes, diretor Comercial & de Marketing da Companhia Brasileira de Cartuchos. 

 

Fonte: Companhia Brasileira de Cartuchos realiza 1ª Conferência Internacional de Balística - DefesaNet

Fonte: Defesa Net-BR -WEB